De malas prontas para disputar um novo mandato de deputado federal pelo PDT em 2026, Túlio Gadêlha (Rede) segue cada vez mais distante de ser o nome escolhido pela federação composta pelo seu partido e o PSOL para ser candidato a prefeito do Recife, atendendo a uma estratégia da governadora Raquel Lyra (PSDB) de estimular múltiplas candidaturas na oposição.
O deputado chegou a ironizar um dos cenários da pesquisa Datafolha, onde João Campos (PSB) apareceu com 75%, afirmando que o nome dele não foi colocado neste questionário. Túlio realmente não foi citado, porque a sondagem contou com dois quadris, sendo o primeiro com a deputada Dani Portela (PSOL), que apareceu com 3%. Em outra projeção, quando o nome de Gadêlha é colocado como opção, pouca coisa muda. Campos tem 74% e o congressista surgiu com os mesmos 3% de Dani.
O deputado segue sendo um dos parlamentares mais influentes no Congresso Nacional, de acordo com o Diap, e tem apoiado os governos estadual e federal com ações importantes. A tentativa de disputar a eleição no Recife é um gasto desnecessário de energia, que poderia estar sendo concentrada em candidaturas de aliados espalhadas pelo interior.
Articulação – O pré-candidato a prefeito do Recife pelo PSD, Daniel Coelho, esteve reunido neste domingo (7) com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, em São Paulo. Recém saído do Cidadania, Daniel apareceu melhor, mas empatado tecnicamente com Gilson Machado (PL) e Dani Portela (PSOL) no segundo lugar da pesquisa Datafolha. Ele busca se fortalecer para tentar combater o prefeito João Campos (PSB).
Impacto – Caiu como uma bomba na política caruaruense a notícia trazida pelo Blog Cenário de que o vereador Leonardo Chaves (PSDB) não vai concorrer ao seu 13º mandato consecutivo este ano e sim o seu filho, Hugo Chaves (Podemos). Pessoas mais próximas ao decano revelaram que o motivo seria a fragilidade na saúde do parlamentar, que no ano passado sofreu um pico hipertensivo.
Criatividade – Tem repercutido bastante nas redes sociais a maneira descontraída que o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), encontrou para divulgar as atrações da tradicional ‘Festa de Agosto’. Uma moradora da cidade fez um compilado dos materiais e reuniu mais de 1,5 milhão de visualizações em seu perfil pessoal. Atrações regionais e nacionais vão sacudir a cidade que fica localizada na Região Metropolitana do Recife.
Contagem regressiva – Está marcada para esta quinta (11) a abertura da 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Antes organizado pelo Estado, o evento este ano contará exclusivamente com a digital do governo municipal. Existe uma expectativa para saber se o novo modelo será aprovado pela população local e turistas.
Apuração – A administração do prefeito Keko do Armazém (PP) no Cabo de Santo Agostinho, não deixa de surpreender negativamente. Na última sexta (5), o MPPE instaurou um inquérito para apurar a denúncia de suposto enriquecimento ilícito e cobrança de propina por um servidor da gestão municipal. O caso, no entanto, está correndo em sigilo e o órgão afirmou que não pode revelar nome ou cargo do investigado.