À frente da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco desde o início do ano, o desembargador Ricardo Paes Barreto vem conseguindo, num curto período de tempo, dinamizar a atuação do Poder Judiciário com ações pioneiras, a exemplo da implantação de um núcleo para fortalecer a proteção de mulheres vítimas de violência em Caruaru.
A propósito, Paes Barreto também tem apoiado outras ações neste sentido, como o Banco Vermelho, que atua com políticas voltadas para o combate ao feminicídio. Um outro ponto que o magistrado tem apostado na sua gestão é o diálogo entre o Judiciário e os demais poderes, estimulando também que outras instituições façam o mesmo.
Uma característica forte que tem marcado a atuação de Ricardo no TJPE é a implantação de serviços que tem aproximado o órgão da população, escrevendo um capítulo importante na história do Judiciário e já deixando um legado para as próximas gerações que sentarem na principal cadeira do Palácio da Justiça.
Empecilho – A coluna desta terça (9) trouxe a possibilidade do ex-vereador Alberes Lopes voltar a disputar um mandato na Câmara de Caruaru este ano. Embora esteja sendo estimulado para a missão, ele está impossibilitado de concorrer a qualquer cargo eletivo, pelo fato de não ter se afastado do conselho do Sesc e da diretoria da Fecomércio.
Escuta – Dois dias após se reunir com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o pré-candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho (PSD), anunciou uma série de plenárias nas 6 Regiões Administrativas Planejadas (RPAs) da cidade para confeccionar o seu Plano de Governo. O primeiro encontro está marcado para hoje (10), em San Martin, na Zona Oeste.
Encontro – Está marcada para o dia 28 deste mês a convenção que vai homologar os nomes de Zé Almeida e Alipio Costa, como candidatos a prefeito e vice de São Bento do Una. A dupla conta com o apoio da líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Débora Almeida, que administrou o município por 8 anos, fazendo transformações importantes nesse período.
Ofensiva – Bem posicionada para vencer a eleição em Sertânia, Pollyana Abreu (PSDB) abriu a caixa de ferramentas e não tem poupado críticas à gestão do atual prefeito Ângelo Ferreira (PSB). O alvo mais recente tem sido a obra da Via Parque, que foi entregue de maneira apressada e já está derretendo feito Sonrisal. Ela questiona o desperdício de dinheiro público.
Parceria – Caso vença o pleito municipal em Sertânia, Pollyana Abreu (PSDB) vai apostar na boa relação que tem com vários setores do governo estadual, para conquistar ações e obras para o município. Ela tem trânsito livre no Palácio do Campo das Princesas e nas demais secretarias, se tornando uma liderança importante para a governadora Raquel Lyra (PSDB) no Sertão.