Coluna da sexta: sentimento de renovação

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
12 de julho de 2024 às 00h00min
Foto: Reprodução

A atual situação em Sertânia parece ser a principal razão que o eleitor tem levado em conta para apontar Pollyanna Abreu (PSDB) como favorita no pleito municipal. De fato, há um uma percepção clara entre os eleitores de que a cidade poderia estar numa situação mais confortável do ponto de vista dos indicadores econômicos e sociais, se a administração de Ângelo Ferreira (PSB) não tivesse cometido tantos erros nos últimos anos.
 
O município parece estar ficando para trás e a comparação com outras cidades do Moxotó não é nada boa para Sertânia. Existe, também, um fator evidente que explica o desejo de mudança, que os especialistas chamam de fadiga de gestão. Depois de oito anos de administração, os eleitores parecem estar cansados do modelo e indicam o desejo de experimentar novos caminhos.
 
É nesse aspecto que Pollyanna, uma empresária jovem, arrojada e bem sucedida, sem marcas de erros políticos no seu passado, surge para os eleitores como uma alternativa viável. É claro que eleição não se vence de véspera, e é necessário aguardar o resultado das urnas para saber o que efetivamente desejam os sertanienses para os próximos anos à frente da prefeitura. No entanto, a pesquisa tem a vantagem de mostrar que a vontade de mudança está no radar de quem vive em Sertânia.

Bate-boca virtual – Nos últimos dias, o prefeito de Vertentes, Romero Leal (PSDB) e o deputado Diogo Moraes (PSB) têm protagonizado uma série de acusações por meio de vídeos nas redes sociais. O motivo seria uma emenda de R$ 200 mil direcionada para o município e remanejada para outra cidade no apagar das luzes.

Agenda bolsonarista – Deputado federal mais votado do país em 2022, Nikolas Ferreira (PL) desembarca na capital pernambucana neste sábado (13) para um evento com o seguimento jovem do seu partido. Nomes que representam a direita e o conservadorismo no estado, sobretudo quem vai disputar eleição, devem prestigiar o parlamentar.

Reciprocidade institucional – Assim como a governadora Raquel Lyra (PSDB) telefonou para o presidente da Alepe (PSDB), Álvaro Porto (PSDB), comunicando que iria convocar a Casa para votar os projetos do Executivo, o chefe do Legislativo agiu da mesma forma, comunicando à tucana o dia da primeira sessão. Será na segunda (15).

Recepção – Embora a organização do FIG não conte mais com a digital do governo estadual, a secretária de Cultura, o secretário de Turismo e Lazer e o presidente da Empetur, fizeram questão de marcar presença na primeira noite. Antes, foram recebidos pelo líder do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa, deputado Izaías Régis (PSDB).

Somando forças – Após uma agenda extremamente produtiva em Brasília, a pré-candidata a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), recebeu, ontem (11), de maneira oficial, o apoio do PDT. Lideranças estaduais estiveram na Marim dos Caetés para firmar esse compromisso eleitoral. A pré-candidata conta com a maior frente política da cidade.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO