Coluna da quarta: mudança de rota 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de julho de 2024 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Após disputar duas eleições majoritárias em Caruaru, existe uma grande possibilidade do ex-deputado Delegado Lessa (Republicanos) ser anunciado como candidato a vereador no próximo sábado (20), durante convenção do seu partido. Há também, dentro do seu grupo, um sentimento para que ele seja vice de Zé Queiroz (PDT), possibilidade bastante remota.

Uma fonte revelou à coluna que uma pesquisa para consumo interno e com previsão para ser entregue a Erick Lessa hoje (17) vai nortear seus próximos passos em relação ao pleito municipal. Um outro ponto é que a direção estadual do Republicanos deixou o delegado à vontade de tomar a decisão que achar pertinente para o seu futuro político.

Caso dispute mesmo a eleição para vereador, aliados de Lessa nutrem a expectativa dele obter um excelente resultado nas urnas e atuar como puxador de votos na chapa proporcional. Conversas têm acontecido e sua definição sobre em que posição jogar deve ser determinante para o rumo da eleição no município.

Movimentação aérea – A compra de passagens aéreas para Garanhuns aumentou 42% no mês de julho, de acordo com a Azul, companhia que opera voos para o município. Com a realização da 32ª edição do FIG, milhares de turistas de todo o país visitam a cidade nessa época.

Alternativa – Sabendo que não teria a quantidade de filiados suficientes para vencer Evilasio Mateus (PDT) na convenção partidária, o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PDT), se antecipou e sacou da disputa a ex-secretária de Educação do município, Ana Paula Ramos (PDT). Como opção, apresentou a vereadora Camila Modesto (Podemos).

Avaliação positiva – A atuação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, tem sido bastante elogiada além das fronteiras de Pernambuco. Seu desempenho à frente da pasta vem sendo fundamental para o retorno das operações, de forma parcial, do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A previsão é para que até dezembro o equipamento volte a funcionar de maneira integral. 

Prejuízo – O TRE-RS decidiu pela cassação do deputado federal Mauricio Marcon (Podemos), por fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. A decisão foi unânime e determina que o partido perca todos os votos recebidos, resultando no recálculo da distribuição de cadeiras na bancada gaúcha. Entretanto, ele não deve ficar inelegível, caso a decisão seja confirmada pelo TSE.

Data e hora – O deputado Álvaro Porto (PSDB) e a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos), anunciaram para o próximo domingo (21) a convenção que vai oficializar a candidatura da gestora à reeleição. O evento vai acontecer no Clube Intermunicipal, às 15h10, e promete demonstrar a força da família Porto que está empenhada em mais esse projeto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO