Prefeito da segunda cidade mais populosa de Pernambuco, Mano Medeiros (PL), vem a cada dia consolidando sua liderança em Jaboatão dos Guararapes, fato que tem incomodado nomes já conhecidos da política pernambucana, a exemplo do ex-gestor Elias Gomes (PT) e da deputada federal licenciada Clarissa Tércio (PP).
Na prática, essa será a primeira eleição que o atual prefeito será testado, mas de acordo com os últimos números no município, ele pode ter chances reais de faturar a eleição já no dia 6 de outubro. Segundo pesquisa divulgada pela Inova, Mano tem 54% dos votos válidos, contra 22% de Elias, 16% de Clarissa e 8% do Daniel Alves (Avante).
O desempenho de Mano Medeiros nos dados mencionados pela coluna traduz o que tem sido visto nas ruas de Jaboatão. Uma campanha que tem ganhado volume e contagiado a população por onde passa. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-05835/2024 e tem nível de confiança de 95%.
Suporte – Um diferencial na campanha de Mano Medeiros (PL) é a participação efetiva da primeira-dama do município, Andrea Medeiros. Com um forte apelo popular, ela tem dialogado com setores importantes da sociedade, papel que já vinha desempenhando na gestão.
Sem identificação – Ao negar apoio a Clarissa Tércio (PP) em Jaboatão dos Guararapes, mesmo com o forte apelo das principais lideranças do Progressistas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) coloca sua digital, de forma indireta, na candidatura de Mano Medeiros (PL). Ambos já nutrem boa relação.
Compromisso – Durante debate na CDL Recife, o prefeito João Campos (PSB) prestou contas do que já foi feito para a melhoria do centro. Ele também citou a reforma de espaços tradicionais do comércio, como o Camelódromo e o Mercado de São José, além da revitalização de diversos corredores.
Líder – Se na eleição majoritária de Caruaru quem lidera o ranking do recebimento de recursos do fundo eleitoral é Fernando Rodolfo (PL), com R$ 3,6 milhões, na proporcional quem recebeu a maior bolada, por enquanto, foi Perpétua Dantas (Avante): R$ 103 mil. A legenda é a única da cidade que fez o repasse.
Ressurgimento – Quem marcou presença na apresentação do Plano de Governo detalhado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) ontem (3) foi o ex-deputado e ex-vice-prefeito Roberto Liberato, que anda afastado da política. A última eleição que ele disputou foi em 2008, quando não conseguiu se eleger para vereador.