Coluna da terça: ausência do PP

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
24 de setembro de 2024 às 00h00min
Foto: Arthur de Souza

Um dos principais partidos que integram a base de sustentação a Daniel Coelho (PSD) para esta eleição é o PP, que segue distante da campanha do candidato a prefeito do Recife. A sigla ensaiou lançar a deputada federal em exercício, Michele Collins, para disputar na capital, mas após um longo diálogo com a governadora Raquel Lyra (PSDB), declinou.

Desde a oficialização do apoio, lideranças do PP ainda não foram vistas em atos oficiais de Daniel, a exemplo da inauguração do comitê, entre outras ações. Além da ausência, nomes que disputam assentos na Câmara do Recife pelo partido não estampam o nome do ex-secretário de Turismo e Lazer nos materiais.

Embora o PP não tenha tanta força na capital quanto no interior, a abstenção da legenda na eleição majoritária significa que ficou alguma rusga no trato que foi feito para aderir ao projeto liderado por Daniel Coelho, que faltando pouco mais de 10 dias para o fim do primeiro turno, caminha para ter um resultado pífio nas urnas.

Prestígio – Um dos atos de campanha do prefeito João Campos (PSB), nesta segunda (23), contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, que esteve na agenda ao lado de outras lideranças políticas do estado. Seu comparecimento reforça a articulação nacional construída pelo gestor nos últimos anos.

Centro das atenções – Quatro pesquisas serão divulgadas em Caruaru ao longo da semana. Foram registradas: Ipespe, Simplex, DataTrends e Mercatus. O pleito tem chamado a atenção de todos no estado, por ser considerado uma prévia de 2026, quando Raquel Lyra (PSDB) vai disputar a reeleição e precisa vencer com seu candidato na cidade.

Acirramento – A assessoria do candidato a prefeito, Fernando Rodolfo (PL), mandou um texto à imprensa sobre a carreata do último domingo (22), pontuando que o ato do bolsonarista foi maior que o do atual prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB), que também realizou uma carreata no mesmo dia. A competição existe até nisso.

Propostas – Após o luto pela perda do deputado José Patriota (PSB), a Alepe retoma hoje os trabalhos para votar os projetos enviados pelo Executivo. Pela manhã, as matérias serão votadas nas comissões e a expectativa é de que até amanhã elas sejam aprovadas em primeira e segunda discussão no Plenário.

Expulsão e confusão – Por descumprir as regras do debate do grupo Flow, para a Prefeitura de São Paulo, o candidato Pablo Marçal (PRTB) foi expulso, mesmo faltando poucos segundos para o fim do programa. Atrás das câmeras, o marqueteiro dele deu um soco no profissional que atua com Ricardo Nunes (MDB).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO