Após se tornar o primeiro suplente do PSB com a ascensão de Júnior Matuto ao cargo de deputado estadual, Cayo Albino está contando os dias para o fim das eleição municipal, que caminha para sacramentar a reeleição do seu pai, o prefeito Sivaldo Albino (PSB), em Garanhuns.
Mas esse não é o único motivo que tem causado expectativa no jovem. É que com a possibilidade de Matuto vencer em Paulista, numa eleição que caminha para ser decidida no segundo turno, Cayo pode assumir a cadeira de deputado na Alepe, no início do próximo ano.
Caso os dois cenários colocados em jogo favoreçam Cayo, a Cidade das Flores passará a ter dois representantes na Casa de Joaquim Nabuco, dando um maior protagonismo estadual ao município, além de contribuir para aquecer a polarização em 2026.
Agilidade – Baseado numa decisão do Tribunal Superior Eleitoral, o PSB se antecipou a Davi Muniz (PSD) e reivindicou a vaga de José Patriota, que morreu na última semana, para o segundo suplente Júnior Matuto. Caso houvesse um entendimento para que o vereador assumisse a cadeira, a bancada governista seria ampliada na Casa.
Homenagens – Antes de iniciar a sessão na tarde de ontem (24), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), solicitou um minuto de silêncio em decorrência da morte do deputado José Patriota. Diversos outros parlamentares fizeram questão de usar da palavra para reverenciar o legado deixado pelo sertanejo.
Embate – Os deputados estaduais Aglailson Victor (PSB) e Joaquim Lira (PV) protagonizaram um caloroso debate sobre a cidade de Vitória na sessão de ontem (24). Victor, candidato a prefeito, tem feito críticas e acusações contra a gestão. Lira, que é aliado do prefeito Paulo Roberto (MDB), rebateu de pronto.
Pacote aprovado – A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça (24), em dois turnos, seis projetos do Governo do Estado que tratam de melhorias salariais para 30 categorias do funcionalismo estadual. Após impasse que impediu a votação das matérias na reunião da CCLJ, pela manhã, as medidas receberam pareceres favoráveis dos colegiados no Plenário.
Debates – Há uma expetativa de qual será a postura do prefeito João Campos (PSB) nos debates das TVs Jornal e Globo na próxima semana. Ele estará frente a frente com adversários que têm condição bem inferior e buscam ser protagonistas na reta final. O confronto deve seguir na linha do que cada um tem apresentado no programa eleitoral.