Coluna da terça: saldo parlamentar

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
8 de outubro de 2024 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Dos seis deputados que disputaram as eleições municipais neste domingo (6), dois obtiveram êxito na primeira etapa: Chaparral (UB) e Lula Cabral (SD). Já Júnior Matuto (PSB), que assumiu recentemente a titularidade, disputa o segundo turno em Paulista contra Ramos (PSDB).

No lugar de Chaparral, quem conquista em definitivo a cadeira na Assembleia Legislativa é Edson Vieira (UB). Já Wanderson Florêncio (SD), vive a esperança de Lula conseguir tomar posse como prefeito do Cabo de Santo Agostinho, para também ser contemplado, já que o deputado disputou a eleição sub judice. 

Do outro lado, Aglailson Victor (PSB), Dani Portela (PSOL) e Izaías Régis (PSDB), que é líder do governo, retornam à Alepe com o projeto majoritário frustrado nos seus municípios. Este último sendo abandonado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que lavou as mãos em uma das cidades mais importantes do Agreste.

Convocação – Assim como aconteceu quando a governadora Raquel Lyra (PSDB) venceu em 2022, a tucana realizará um novo encontro com os prefeitos. Dessa vez, os que foram eleitos no último domingo (6) e os outros dois que estão disputando segundo turno em Olinda e Paulista. A intenção é de fortalecer parcerias.

Pegado no serviço – Um dia depois de ser reeleito com a maior votação do Recife desde a redemocratização, o prefeito João Campos (PSB) cumpriu expediente na sede do governo e também de inaugurações. Além de uma praça, foram entregues vias requalificadas no Jordão.

Prejuízo eleitoral – Além da derrota acachapante para a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a deputada Clarissa Tércio (PP) não conseguiu eleger o irmão Sandro Tércio (PP) como vereador no município e a cunhada Gil Tércio (PP), vereadora no Recife. Ambos ficaram na suplência para o Legislativo municipal.

Satisfeito – Mesmo com um baixo desempenho em Pernambuco, elegendo apenas 6 prefeitos nos 184 municípios, o deputado e presidente do PT, Doriel Barros, celebrou o resultado eleitoral no estado. Entretanto, é um quantitativo muito abaixo para um partido que tem o presidente da República e dois senadores.

Voto de justiça – A mãe de Isabella Nardoni e o pai de Henry Borel foram eleitos vereadores de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, neste domingo (6). Tanto Ana Carolina Oliveira, quanto Leonel Borel, ganharam visibilidade nacional após as chocantes mortes dos seus filhos. Ambos foram bem votados.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO