Ao chegar na capital potiguar nesta quinta (10), para alguns dias de descanso após o fim do primeiro turno, me deparei com a falta de efervescência eleitoral na cidade. Natal é uma das 15 capitais a levar o pleito para a segunda etapa. Nas ruas, pouca identificação por meio de bandeiras e adesivos nos carros.
Paulinho Freire (UB) e Natália Bonavides (PT) vão disputar, no dia 27 de outubro, quem comandará Natal pelos próximos 4 anos. Enquanto o candidato do União Brasil conquistou 171.146 votos (44,08% dos votos válidos), a petista recebeu 110.483 votos (28,45%).
Paulinho é apoiado pelo atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos). Já Natália conta com o empenho da governadora Fátima Bezerra (PT). Ambos enfrentam a rejeição das administrações dos aliados em Natal. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV volta a ser transmitido hoje (11) e a tendência é que as novas estratégias possam dar o tom da campanha.
Intervenção – Enquanto Ramos (PSDB) comemorava o apoio do PT, articulado pela direção municipal da legenda, um movimento nacional desfez toda essa costura e garantiu a sigla com o deputado Júnior Matuto (PSB), que tenta retornar ao Executivo.
Resultado surpreendente – Prefeito de São Caetano e presidente do Coniape, Josafá Almeida (UB) teve um desempenho eleitoral de fazer inveja a outros gestores. O ritmo forte de entregas e ações desenvolvidas no município resultou em 22.155 votos, o que representa 91.14% do total.
Agradecimento – Quatro dias após sofrer uma derrota acachapante no Recife, Daniel Coelho (PSD) publicou um vídeo nas redes sociais agradecendo pelos 29.788 votos recebidos na capital. O material não faz nenhuma referência à governadora Raquel Lyra (PSDB), enquanto explora a imagem da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania).
Função definida – Eleito no último domingo (6) para comandar Camaragibe pelos próximos 4 anos, Diego Cabral (Republicanos) anunciou o primeiro nome para compor o primeiro escalão do seu governo. Sua vice, Comandante Débora (PT) acumulará a função de secretária da Mulher. A pasta será criada na nova gestão.
Compromisso renovado – O PSB promove, nesta sexta (11), às 9h, um ato de apoio a Vinicius Castello (PT), candidato a prefeito de Olinda. O partido, que integra a coligação do postulante desde o primeiro turno, vai reafirmar o compromisso com a campanha do petista, que tem grandes chances de vencer o pleito.