Coluna da quarta: sentimento de recondução  

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de outubro de 2024 às 00h00min
Foto: Jarbas Araújo

O primeiro dia na Assembleia Legislativa de Pernambuco após vir à tona a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) encaminhada pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da eleição da Mesa Diretora, foi de bastante diálogo entre os deputados presentes.

O sentimento para muitos dos parlamentares é de que o presidente Álvaro Porto (PSDB) será reeleito depois de ser convocada a nova eleição para o biênio que começa em fevereiro de 2025 e segue até 31 de janeiro de 2027. Com a decisão tomada pelo relator, ministro Flávio Dino, as articulações para a formação da chapa devem avançar na Casa de Joaquim Nabuco.

Com o nome de Álvaro praticamente pacificado entre os parlamentares, os outros espaços devem entrar em disputa. Nos bastidores da Alepe, a informação é de que o PP se prepara para disputar a primeira secretaria. Na prática, a legenda comandada por Eduardo da Fonte já teria 11 votos para o cargo, articulados numa reunião realizada na noite da segunda (21).

Afastado – O deputado Cleiton Collins (PP) que desde 8 de julho tirou licença médica de 130 dias, vai passar por uma reavaliação médica. À época, ele apresentou um atestado com laudo que justificou problemas de pressão na cabeça, fazendo com que a suplente, Roberta Arraes (PP), assumisse o cargo. Se o atestado for renovado, ela permanece no mandato.

Aproximação – Os deputados Eduardo e Lula da Fonte receberam na sede do PP, nesta terça (22), os três vereadores eleitos pela legenda em Caruaru no último dia 6 de outubro. O objetivo do encontro foi aproximar os parlamentares dos dirigentes partidários e discutir futuras parcerias entre os mandados.

Punição – O advogado Almir Reis, que mais um vez concorre à presidência da OAB-PE, sofreu um revés nesta terça (22). O candidato teve um material que trazia informações consideradas descontextualizadas suspenso pela comissão eleitoral e precisou conceder direito de resposta a sua adversária, Ingrid Zanella.

Empatados – Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco que decidiu, por unanimidade, deferir a candidatura da prefeita eleita de Joaquim Nabuco, Márcia Barreto (PSDB), a legenda tucana oficialmente tem o mesmo número de prefeitos do PSB: 31. A eleição em Paulista, no próximo domingo (27), será marcada pelo desempate.

Infraestrutura viária – A governadora Raquel Lyra (PSDB) lança nesta quarta (23) o PE na Estrada. Com um investimento de R$ 5 bilhões, o programa tem o objetivo de restaurar vias em diversas regiões do estado, atendendo a uma das principais demandas dos pernambucanos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO