Nesta terça (29), a deputada estadual Rosa Amorim (PT) visitou o Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), que está sendo beneficiado com R$ 100.000,00 em emendas parlamentares que devem ser destinadas à construção do prédio anexo do Procape.
“O Procape hoje é um hospital de referência no norte e nordeste e tem um desafio muito grande, que é a conclusão do seu anexo para que possa ampliar o acesso às pessoas e ampliar o serviço público. O Procape é vinculado ao SUS, é um hospital 100% público, mas que precisa cada vez mais de orçamento para a sua sobrevivência. Então, para nós é uma alegria imensa poder contribuir para o funcionamento dele”, ressalta Rosa Amorim.
O Procape é fruto de uma longa luta. Idealizado em 1994 pelo Cardiologista Professor Enio Lustosa Cantarelli, o hospital foi inaugurado em 2006 e absorvido pela Rede Estadual de Saúde como um importante Centro de Referência Cardiovascular. Em 2012, O procape passou a incorporar o Complexo Hospitalar da UPE.
A deputada também visitou a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) na última quinta (24) para a prestação de contas de uma emenda de R$ 60 mil que o seu mandato destinou para ações coletivas e comunitárias do órgão. A deputada foi recebida pelo defensor público-geral Henrique Costa da Veiga Seixas para conversar sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão no estado.
“A defensoria pública tem um papel fundamental na garantia do acesso à justiça e investir no órgão é garantir o fortalecimento de ações que beneficiam a população do nosso estado. Por isso, destinamos esta emenda para a DPPE, para garantir que o órgão consiga atender cada vez mais e melhor aos mais pernambucanos e pernambucanas”, destacou a deputada.
A Defensoria Pública de Pernambuco (DPPU) é um órgão que atua em ações judiciais e extrajudiciais, advogando em favor de quem não tem condições financeiras de pagar por este tipo de serviço.