Coluna da quinta: aprovado no Executivo 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
2 de janeiro de 2025 às 00h00min
Foto: Edson Holanda

Exercendo seu segundo mandato de deputado estadual, Antonio Coelho (UB) retornará à Assembleia Legislativa de Pernambuco após pouco mais de 15 meses à frente da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Sendo essa a primeira passagem do parlamentar pelo Executivo.

Antonio volta a sua função de origem, mas deixa alguns legados, a exemplo da organização da edição do maior Carnaval de todos os tempos, além de consolidar o réveillon da capital pernambucana como um dos principais de todo o país, reunindo 1,2 milhão de pessoas ao longo dos quatro dias de festividades promovidas pelo governo municipal.

Sucessor natural de Simão Durando (UB), que foi empossado ontem (1º) para o segundo governo, Antonio chegará na eleição de 2026, caso seja candidato a prefeito, acumulando experiências no Executivo e Legislativo, seguindo o mesmo roteiro do irmão, Miguel Coelho (UB), que passou pela Alepe e pelo comando da Prefeitura de Petrolina.

Expectativa frustrada – Com o retorno de Antonio Coelho (UB) à Alepe, o caminho para Raffiê Dellon ocupar uma cadeira na Casa de Joaquim Nabuco ficou mais longo. 2º suplente, ele nutria a esperança de Antonio seguir na Prefeitura do Recife e a vereadora Maria Elena permanecer na Câmara de Petrolina.

Acerto – O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) iniciou ontem (1º) sua nova gestão. Entre os principais auxiliares, Jaime Anselmo, que transita bem no setor empresarial e já vinha atuando na pasta de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa. Agora será como titular.

Reconhecimento – Embora tenha escolhido um vereador bolsonarista para liderar sua bancada na Câmara de Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) fez questão de exaltar as parcerias que tem feito com o Governo Federal. Segundo o tucano, os novos investimentos passam dos R$ 100 milhões. 

Suspeita – Apenas um dos 37 vereadores do Recife não votou no presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), que acabou recebendo 36 votos. Nos bastidores, já circula a informação de que esse nome foi Thiago Medina, eleito pelo PL para cumprir seu primeiro mandato na Casa de José Mariano.

Retorno – Após uma parada estratégica nas últimas semanas, a coluna Cenário Político volta a se publicada no seu formato tradicional. Você pode acompanhar as notícias dos bastidores e análises políticas neste espaço, de segunda a sábado, sempre a 0h.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO