No Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Lula Cabral (SD) comandou, desde as primeiras horas da manhã desta quarta (5), a operação de monitoramento e ações emergenciais por conta das fortes chuvas que atingiram o município e toda a Região Metropolitana do Recife.
De acordo com a Defesa Civil da cidade, o acumulado de chuvas das últimas 24 horas chegou a 89,11 mm. Em Estado de Alerta, para garantir a segurança da população, a administração suspendeu as atividades não essenciais, incluindo as aulas em toda a rede municipal.
Equipes da Defesa Civil, agentes de limpeza urbana e de trânsito e iniciaram os trabalhos, ainda na madrugada, para minimizar os transtornos. Até o final da tarde, apesar de centenas de pontos de alagamentos, não havia registros de deslizamentos, mortes ou pessoas desabrigadas no município.
O prefeito esteve ainda no Hospital Infantil do Cabo para a verificação de vazamentos no teto da unidade. “O esperado para todo o mês de fevereiro é um volume de aproximadamente 122 milímetros de chuvas. Das 23h de ontem até às 11h de hoje já havia sido registrado mais de 83 milímetros, ou seja, mais de 67 % do total de precipitações previstos para todo o mês! Nossa preocupação maior é garantir a segurança de nossa população e por isso mesmo adotamos a suspensão imediata dos serviços não essenciais e colocamos de prontidão, nas ruas, todo o nosso efetivo da Defesa Civil, Guarda Municipal e Limpeza Urbana”, destacou Lula Cabral.
Em caso de necessidade, os moradores podem acionar a Defesa Civil do município através do telefone 0800 281 8531. O serviço é gratuito e funciona 24h.