Coluna da terça: súplica da líder 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
25 de fevereiro de 2025 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Em meio a um debate quente durante sessão realizada na tarde de ontem (24), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a líder do governo na Casa, deputada Socorro Pimentel (UB), fez um comentário inusitado ao falar sobre a eleição para o Governo do Estado no próximo ano. 

Um embate entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), vem sendo projetado. Mas para acontecer, o chefe do Executivo municipal precisa renunciar ao cargo e entregar a PCR nas mãos do seu vice, Victor Marques (PCdoB).

Socorro condenou a possibilidade de desincompatibilização e reduziu a capacidade política de Marques, se referindo a ele como “mero desconhecido” e “colega de escola” de João Campos. Nos bastidores a mensagem foi interpretada como um desejo para que a disputa entre o socialista e a tucana não aconteça. 

Ao apresentar esse tipo de justificativa, a parlamentar também ignora o movimento feito por Raquel em 2022, quando entregou a Prefeitura de Caruaru a Rodrigo Pinheiro (PSDB) para alçar voos maiores. O posicionamento de Pimentel pode ser visto como um sinal de insegurança em relação ao projeto que ela defende.

Personalidade – Recém-chegado à Alepe, o deputado Cayo Albino (PSB) assumiu rapidamente o protagonismo na Casa. Participando de comissões importantes e ocupando a vice-liderança do seu partido, o socialista não tem aberto mão de se posicionar em assuntos delicados.

Contrárias – As deputadas Dani Portela (PSOL) e Rosa Amorim (PT) disseram não a um requerimento apresentado pelo Pastor Cleiton Collins (PP), criando a “Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Vida e de Politica Sobre Drogas”. Apesar dos votos, a matéria foi aprovada na Alepe.

Homenagem – O deputado Sileno Guedes (PSB) recebe, nesta terça (25), o título de cidadão de Panelas. Com o município entre suas bases, o parlamentar é autor da lei que insere o Festival Nacional de Jericos no Calendário Oficial de Eventos do estado e também da indicação da cidade ao Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca.

Evento pomposo – A filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD, no dia 10 de março, deve reunir nomes de peso da legenda a nível nacional. Além do cacique da legenda, Gilberto Kassab; do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, os líderes da Câmara e do Senado são esperados no Recife.

Susto – Presidente do BRICS, Dilma Rousseff foi internada no Shanghai East International Medical Center, em Xangai, China, devido a um quadro de neurite vestibular (inflamação no nervo do equilíbrio). Ela responde bem ao tratamento e deve receber alta nos próximos dias.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO