
O Ciclo Junino de Petrolina já tem data marcada e promete ser um dos maiores da história da capital sertaneja, aquecendo a economia, impulsionando o turismo e fortalecendo a cultura nordestina. Nesta segunda (24), o prefeito Simão Durando apresentou a programação completa dos festejos. Com o tema “É a Cara da Gente”, o ciclo, que já inicia agora em abril segue até o final do mês de junho.
Com mais de 100 atrações musicais, o ciclo junino deve movimentar cerca de R$ 320 milhões na economia de Petrolina. A programação conta com atrações que simbolizam a cultura nordestina como Dorgival Dantas, João Gomes, Tarcisio do Acordeon e o Grande Encontro, mas também artistas de diversos segmentos musicais, a exemplo, de Gusttavo Lima, Safadão, Jorge e Mateus, Menos é Mais, Luan Santana, Natanzinho Lima, Nattan, Alok e Claudia Leite.
O ciclo junino inicia com a tradicional Exporajada, em seguida Vaquejada e o projeto ‘Pra Sempre São João’, uma novidade anunciada pelo prefeito Simão que busca resgatar e preservar as tradições nordestinas. As festividades ganham força com concursos de quadrilhas, a tradicional Jecana, o Concerto Junino da Filarmônica, o Festival de Sanfoneiros e o forró do vovô que segue para sua segunda edição, além disso outra estreia é o forró da acessibilidade. A programação inclui ainda a Festa de Santo Antônio, a Corrida dos Namorados e a Missa do Vaqueiro, além do São João na Praça, que manterá viva a essência da festa na Praça da Sementeira.
A maior atenção e expectativa é voltada para a programação do pátio Ana das Carrancas, o principal palco dos festejos, recebendo grandes nomes da música nacional e local, representantes da cultura nordestina. As apresentações começam no dia 13 de junho e seguem até o dia 23, garantindo nove noites de muita animação, forró e tradição.
O impacto econômico do evento também se reflete no turismo. A cidade espera receber turistas de mais de 150 municípios, com lotação máxima nos hotéis e um fluxo estimado de 50 mil passageiros desembarcando durante o período junino. Além disso, setores como gastronomia, transporte, artesanato, vestuário e estética devem ser beneficiados.
Com um impacto cultural e econômico significativo, o São João de Petrolina 2025 se consolida como um dos maiores do país, reafirmando a força da tradição nordestina e movimentando toda a cadeia produtiva da região. A expectativa é de gerar aproximadamente 17 mil empregos diretos e indiretos.
Durante o lançamento, o prefeito Simão Durando destacou a importância do evento para o município e reafirmou o compromisso com a valorização da cultura. “O São João de Petrolina não é apenas uma festa, é uma tradição que fortalece nossa identidade, gera oportunidades e movimenta nossa economia. Estamos preparando um evento histórico, com grandes atrações e valorização das nossas raízes culturais. Queremos que cada morador e turista viva essa experiência única que é o nosso São João de Petrolina”, afirmou o prefeito.
Programação do polo Ana das Carrancas
13 de Junho (sexta)
Leonardo
Bell Marques
Pablo
Iguinho & Lulinha
Marcynho Sensação
Taty Girl
14 de Junho (sábado)
Simone Mendes
À Vontade (Zezo | Luan Estilizado | Raí Saia Rodada)
Seu Desejo
Tayrone
Manu Batidão
Elisson Castro
15 de Junho (domingo)
O Grande Encontro (Alceu Valença | Elba Ramalho | Geraldo Azevedo)
Eduardo Costa
Desejo de Menina
Fabinho Testado
Guilherme Dantas
Fabiana Santiago
18 de Junho (quarta)
Zezé di Camargo e Luciano
Matheus e Kauan
Leo Santana
Tarcísio do Acordeon
Dorgival Dantas
Nuzio Medeiros
19 de Junho (quinta)
Wesley Safadão
Henry Freitas
Natanzinho Lima
Murilo Huff
Eric Land
Heitor Costa
20 de Junho (sexta)
Nattan
Menos é Mais
Léo Foguete
Felipe Amorim
Zé Vaqueiro
Ana Costa
21 de Junho (sábado)
Gusttavo Lima
Xand Avião
Alok
João Gomes
Jonas Esticado
Arthurzinho
22 de Junho (domingo)
Luan Santana
Bruno & Marrone
Mari Fernandez
Calcinha Preta
Ávine Vinny
Bruno & Denner
23 de Junho (segunda)
Jorge & Mateus
Zé Neto & Cristiano
Lauana Prado
Claudia Leitte
Vitor Fernandes
Pedro Cavalcanti
Eventos do ciclo junino 2025
25 a 27 de abril: Exporajada
16 e 17 de maio: Para sempre São João
27 de maio a 1° de junho: Vaquejada
6 de junho: Concurso de quadrilhas infantil
7 de junho: Concurso de quadrilhas adulto
7 e 8 de junho: Jecana
9 de junho: Concerto junino com a Philarmonica
10 de junho: Concurso de Sanfoneirosaa
11 de junho: Festival de Violeirosaa
13 de junho: Festa de Santo Antônio
14 de junho: Corrida dos Namoradosa
13 a 23 de junho: São João no Pátio Ana das Carrancas
16 de junho: Forró do vovô
17 de junho: Forró da acessibilidade
13, 14, 19, 20 e 21, 26, 27, 28, 29 de junho: São João na Praçaaa
28 de junho: Forró da Espora
29 de junho: Missa do Vaqueiro