
Os dois congressos municipais do PSB neste final de semana liderados pelo prefeito João Campos – que em breve assumirá o comando nacional do seu partido – mais pareceram uma convenção eleitoral do que um evento interno da sigla. Bem ao estilo da filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD.
Mesmo sem dizer que será candidato no próximo ano, João dá todos os indicativos de que esse é um caminho sem volta. Já seus correligionários, não perdem a oportunidade de dizer que o projeto do PSB para a disputa estadual é João Campos.
Os congressos têm servido para o gestor ampliar seu contato com o eleitorado estadual, antes resumido às redes sociais. A pré-campanha de João e de Raquel está na rua e cada um vai usar os artifícios que possuem nas mãos para conquistar a confiança do eleitor pernambucano para 2026.
Posicionamento – Irmão do ministro Silvio Costa Filho, que trabalha para ser senador, o deputado estadual João Paulo Costa (PCdoB), que evita se envolver no embate entre João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSDB), esteve ontem no evento do PSB em Afogados da Ingazeira e fez falas firmes, chamando o prefeito do Recife de “filho da esperança” e “futuro governador”.
Críticas – O líder da oposição na Alepe, Diogo Moraes e o presidente da Comissão de Administração Pública, Waldemar Borges, ambos do PSB, teceram diversas críticas ao Governo do Estado no congresso do partido realizado em Afogados da Ingazeira. Os temas principais foram segurança e educação.
Visita estratégica – No Pajeú, onde participou do congresso municipal do PSB em Afogados da Ingazeira, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), visitou a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT). A petista ainda não se posicionou sobre 2026. Em contrapartida, a governadora Raquel Lyra (PSD) tem feito gestos a adversários políticos da cidade.
Parceria – A vice-prefeita Dayse Silva (PSDB) assumiu pela primeira vez o comando da Prefeitura de Caruaru. O motivo é uma missão internacional que o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) está cumprindo na Colômbia. Desde a campanha, a assistente social vem cumprindo um papel estratégico ao lado do gestor.
Gabinete itinerante – Na última semana, o senador Fernando Dueire (MDB) pegou a estrada com sua equipe e atendeu 20 prefeitos do Sertão, que apresentaram as demandas dos seus municípios ao parlamentar. O emedebista tem feito um mandato cada vez mais próximo dos gestores pernambucanos.