
Eleito em 2024 pelo MDB, o prefeito de Toritama, Sérgio Colin, já tem data marcada para oficializar sua filiação ao PP. O evento acontecerá na próxima quarta (6), em Brasília, e deve contar com a presença de lideranças estaduais e nacionais do partido.
Nos bastidores, a mudança já era dada como certa, especialmente pelo alinhamento político de Colin com os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP). Para manter o equilíbrio político na gestão municipal, o vice-prefeito Gil Custódio fará o movimento inverso: trocará o PP pelo MDB.
Com a chegada de Colin, a Federação União Progressista, formada a partir da aliança entre PP e União Brasil, salta para 36 prefeitos em Pernambuco, fortalecendo sua base para o pleito de 2026, quando os partidos pretendem ampliar o número de cadeiras na Alepe e na Câmara Federal, além de eleger um senador.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Sem surpresa – Apesar de toda a expectativa em torno do anúncio, o ex-prefeito Fábio Aragão (PSD) já vinha dando todos os indícios de que disputaria uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2026. A confirmação é uma péssima notícia para o deputado Diogo Moraes (PSB), majoritário em Santa Cruz do Capibaribe na última eleição.
Compromisso firmado – O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), aproveitou a audiência da Rádio Maranata para afastar de vez as especulações em torno de uma eventual filiação ao PSD e do apoio a outro nome para deputado federal que não seja André Ferreira (PL). O gestor se tornou uma peça estratégica para 2026, por administrar a segunda cidade mais populosa do estado.
Direita mobilizada – Parlamentares e lideranças do PL prometem realizar um grande ato neste domingo (3), na Av. Boa Viagem, em Recife, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A assessoria do vereador Gilson Filho (PL) destacou alguns nomes que estarão presentes, fazendo questão de excluir os irmãos Ferreira do material encaminhado à imprensa para divulgação do evento.
Memória – No dia 13 de agosto, data que completa 20 anos da morte de Miguel Arraes, a Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene em homenagem à trajetória do ex-governador de Pernambuco. A propositura é da deputada federal Maria Arraes (SD). A parlamentar tem se empenhado em fazer com que o momento esteja à altura do que representou seu avô para o estado e para o país.
Decisão acertada – A presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no programa Mais Você desta quinta (31) causou um efeito positivo, tanto para a emissora quanto para o governo Lula. O momento serviu para o político abordar, com um público específico, o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump a produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos.