Coluna do sábado: deputado Fabrizio Ferraz foi o último a saber

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
23 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Um fato pouco comentado na última semana foi o bypass que o deputado estadual Fabrizio Ferraz levou de seus três colegas de bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Com as assinaturas de Gustavo Gouveia, Luciano Duque e Wanderson Florêncio, o então líder do Solidariedade perdeu o posto na segunda (18).

O ato não fere o regimento da Casa, no entanto, foi constrangedor. A função de liderança concede cargos de assessoria a mais aos parlamentares e Ferraz só veio descobrir a trama na quarta (20), pouco antes da sessão, quando foi alertado pelo setor responsável que teria que fazer a mudança desses colaboradores. De acordo com fontes ouvidas pela coluna, o movimento teria sido orquestrado com a digital da Casa Civil do Estado.

O fato de Fabrizio Ferraz não ter sido comunicado diretamente ou com antecedência aponta para uma suposta desconfiança com o parlamentar, que sempre atuou como aliado da governadora Raquel Lyra (PSD) no Legislativo. A troca foi feita no último dia dos blocos indicarem seus nomes para a CPI da Publicidade.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Protagonismo – Com a saída de Fabrizio Ferraz da liderança do Solidariedade, quem assumiu a missão de coordenar a bancada na Assembleia Legislativa foi Wanderson Florêncio, que tem ampliado sua influência junto ao Palácio do Campo das Princesas. Ontem (22), acompanhou a agenda da governadora Raquel Lyra (PSD) em Caruaru.

Representante – Coube ao secretário de Articulação Política de Caruaru, Anderson Luiz, substituir o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) nas duas agendas promovidas pelo Estado na cidade. “Sabemos da importância que essa entrega tem para a nossa região, pois a questão da água ficou muitos anos paralisada por aqui”, declarou ele, durante a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água.

Confirmados – Além das diversas lideranças petistas locais, estarão presentes na posse da nova direção estadual do PT-PE, neste domingo (24), o novo presidente nacional da sigla, Edinho Silva, e o ex-ministro Zé Dirceu. Na ocasião, o deputado federal Carlos Veras assumirá o comando da sigla, com um mandato de quatro anos.

Retribuição – Um dos nomes que deve receber o apoio do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), em 2026, é o senador Humberto Costa (PT). Ambos construíram uma excelente relação nos últimos anos, e o petista tem contribuído, abrindo portas para que o gestor da Capital do Agreste conquiste investimentos para o município e apoio para o São João.

Honraria – Na próxima sexta (29), a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Ingrid Zanella, receberá o título de Cidadã de Caruaru. A propositura partiu do vereador Anderson Correia (PP), que também é advogado e vem estreitando laços com a OAB-PE na defesa dos animais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO