
Será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta (12), o edital de concessão de parte dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Para detalhar as informações, o Governo convocou uma coletiva com a imprensa hoje.
O modelo de concessão proposto pelo governo Raquel Lyra prevê investimentos no estado entre R$ 18,9 a R$ 19 bilhões, distribuídos entre água e esgotamento sanitário, durante um período de 35 anos. A ideia é ampliar o serviço em regiões onde há rodízio de abastecimento, reduzir perdas e melhorar a eficiência operacional.
A proposta tem gerado críticas e incertezas, sobretudo de quem atua no campo da oposição e defende a empresa 100% pública. No entanto, a Compesa pode deixar de ser um problema para ser enxergada como solução, caso seus serviços passem a atender de forma mais eficaz as necessidades dos pernambucanos.
Fica a dúvida se o modelo que pretende ser implementado vai garantir não apenas os investimentos prometidos, mas também transparência, controle social e tarifas justas para os consumidores. A sociedade civil e os órgãos de fiscalização terão papel importante nesse acompanhamento.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Troco – Um dia depois de ser associada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por estar com uma arma em punho durante uma agenda institucional, a governadora Raquel Lyra (PSD) relembrou, nas redes sociais, sua passagem pela Academia Nacional de Polícia. Aliados entenderam como uma resposta à deputada Dani Portela (PSOL), que foi bastante criticada pela comparação.
Ações – Em sua primeira agenda em Ibimirim, a governadora Raquel Lyra (PSD) vai participar neste domingo (14) de uma série de entregas e anúncios de novos convênios, ao lado do prefeito Welliton Siqueira (PSD). Os deputados Carlos Veras (PT) e Dannilo Godoy (PSB) também são presenças confirmadas.
Conquista – Por meio do programa Cuida PE, a Carreta da Mulher Pernambucana vai desembarcar em Triunfo. A articulação foi do ex-deputado e presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, que recebeu da Casa Civil do Estado a confirmação sobre os serviços no município. A recepção ficará por conta do prefeito Luciano Bonfim (PSD).
Confirmação – O Tribunal de Justiça de Pernambuco garantiu a permanência do deputado Jarbas Filho na liderança da bancada do MDB na Alepe. A decisão foi publicada nesta quinta (11), pelo desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, da 5ª Câmara Cível. O diretório estadual da legenda havia recorrido da decisão do juiz Júlio Cézar Santos da Silva.
Avanço – Nesta sexta (12), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, tem um encontro com mães de crianças nascidas vítimas do vírus Zika. O momento marcará a entrega da regulamentação da indenização por dano moral e da pensão especial, que aconteceu esta semana. A agenda será realizada na capital pernambucana.