
Como não poderia ser diferente, a semana iniciou quente na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A pauta da vez foi, por ora, o não cumprimento de uma das principais promessas de campanha da governadora Raquel Lyra (PSD), caso fosse eleita: a abertura de 60 mil vagas na educação infantil.
Puxada pelo deputado Antonio Coelho (UB), a oposição ocupou o microfone do aparte no plenário e seguiu o ritmo de críticas. De acordo com dados oficiais, foram anunciadas licitações para 192 creches em 154 municípios. No entanto, apenas R$ 17 milhões foram pagos até outubro de 2025. O montante representa uma execução de apenas 1,46% do total previsto.
As investidas da oposição não passaram despercebidas e foram rebatidas pela líder do governo na Alepe, a deputada Socorro Pimentel (UB). Ela afirmou que o Estado tem enfrentado dificuldades em alguns municípios para conseguir o alvará das prefeituras e partiu para a ofensiva, fazendo um comparativo com obras que estão atrasadas no Recife.
Essa não é a primeira vez que Socorro usa o ataque como defesa, o que só reforça a polarização e a antecipação do pleito eleitoral de 2026 entre Raquel e o prefeito João Campos (PSB), possíveis adversários nas urnas. O debate é legítimo, embora o ambiente para cobranças ao socialista deva ser a Câmara do Recife, e não a Casa de Joaquim Nabuco.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Compromisso – Em pleno Dia do Prefeito, quando completou um ano de sua vitória nas urnas em Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD) reuniu secretários e assessores para fazer um balanço das ações já executadas pela administração municipal nesse período. De acordo com o gestor, já foram concluídas 25% das metas prometidas no plano de governo.
Construção – Depois de receber o apoio de lideranças de Sanharó, o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), ampliou as adesões. Com articulação do prefeito João Campos (PSB), o ex-candidato a prefeito de Trindade, Zé Capacete, firmou compromisso com o pré-candidato a deputado estadual.
Parceria – Presente na entrega de equipamentos de competência do município em Camaragibe, a governadora Raquel Lyra (PSD) aproveitou a ocasião para autorizar a conclusão das obras do Ramal da Arena e a reforma do Bloco 2 do Mercado Público. Os investimentos, que somam mais de R$ 25 milhões, foram feitos ao lado do prefeito Diego Cabral (Republicanos) e do deputado estadual João de Nadegi (PV).
Ordem de serviço – Dando sequência a ações do Estado no Recife, a governadora Raquel Lyra (PSD) autoriza, nesta manhã, a requalificação do Museu do Trem, localizado na Estação Central Capiba, no bairro de São José. Entre os serviços que serão executados pela Fundarpe estão a restauração de pisos, reparo de telhados e modernização das instalações.
Esperança – Aliados do presidente Lula estão bastante confiantes na possibilidade de o presidente Donald Trump recuar na taxa aplicada a produtos brasileiros e nas sanções contra autoridades. Durante telefonema ontem (6), os dois líderes mundiais combinaram de se encontrar pessoalmente em breve. A conversa, em tom amistoso, durou cerca de 30 minutos.