Coluna da terça: Lula Cabral encara com firmeza violência no Cabo

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
14 de outubro de 2025 às 00h00min
Foto: Pedro Batista

Considerada a 5ª cidade mais violenta do Brasil, de acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o Cabo de Santo Agostinho se prepara para realizar, no dia 5 de dezembro, sua 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública. O objetivo do evento é colher ideias e encaminhar soluções para conter o tráfico de drogas e outras atividades criminosas.

Desde que assumiu o comando do Cabo, o prefeito Lula Cabral (SD) vem liderando esse debate, chegando até a pedir à governadora Raquel Lyra (PSD) uma intervenção da Força Nacional. No entanto, o pedido foi negado. Após muitas cobranças, o Governo do Estado anunciou a construção de um batalhão da Polícia Militar no município.

Cumprindo agenda em Brasília, Lula convidou o ministro da Defesa, José Múcio, que, de imediato demonstrou interesse em estar presente no evento, para contribuir de alguma forma. O esforço feito por Lula para tirar o Cabo desse cenário nefasto tem repercutido além das fronteiras municipais. A conferência será um marco nesse processo.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Intercâmbio – Com cada vez mais protagonismo em ações da Prefeitura do Recife, o vice-prefeito Victor Marques (PCdoB) está, desde o último domingo (12), em Medellín, na Colômbia, para buscar boas práticas e apresentar iniciativas de sucesso aplicadas na capital pernambucana. Na quinta (16), participa de um evento promovido pela ONU, em Bogotá.

Articulação – Com a pré-candidatura na rua, Andréa Medeiros tem ampliado seu raio de relações com diversos segmentos da sociedade. No último domingo (12), ao lado do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), e do vereador Sou Mais Hugo (PSD), a primeira-dama participou, na sede social da Torcida Jovem do Sport, de uma programação em comemoração ao Dia das Crianças.

Manutenção – A Assembleia Legislativa de Pernambuco renovou a parceria com a Câmara Municipal do Recife para ofertar maior acesso à educação. Em breve, o programa Gestão Conectada, que dispõe de cursos de oratória para lideranças públicas, licitações públicas e desenvolvimento territorial, chegará à Casa de José Mariano. O termo entre os dois poderes foi renovado por mais um ano.

Iniciativa – Símbolo internacional de enfrentamento ao feminicídio, o Instituto Banco Vermelho inaugura, nesta terça (14), um equipamento de mesmo nome na Câmara Municipal do Recife. Outros órgãos públicos na capital pernambucana, a exemplo da Assembleia Legislativa do Estado, também já abraçaram a ideia, que tem ampliado esse importante debate na sociedade.

Gesto – Antes de embarcar para uma missão internacional na China e na Dinamarca, a governadora Raquel Lyra (PSD) promove hoje (14) um café da manhã para deputados da sua base. Logo após o banquete, assina diversas ordens de serviço e também dois contratos de empréstimo com o Banco do Brasil, de quase R$ 1,4 bilhão.

Ouça agora AO VIVO