Coluna da sexta: André assume tarefas para resgate do Metrô do Recife

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
7 de novembro de 2025 às 00h00min
Foto: Américo Rodrigo

Um dos principais gargalos da Região Metropolitana do Recife é a mobilidade. Tanto o sistema de ônibus quanto o metrô funcionam de forma precária, comprometendo a rotina de quem depende diariamente do transporte público. No entanto, um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a empresa chinesa CRRC promete mudar essa realidade.

Além da governadora Raquel Lyra (PSD), o debate sobre a compra de novos trens e uma futura concessão vem sendo liderado pelo secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, que atua como uma espécie de “braço-direito” da chefe do Executivo, fato que naturalmente acende especulações sobre um projeto ao Legislativo em 2026.

À frente de uma das pastas mais demandadas pelos pernambucanos, André tem ganhado visibilidade não apenas pela proximidade com a governadora, mas principalmente pela forma técnica com que vem conduzindo a pauta da mobilidade. Se a proposta que vem sendo discutida de resgate do metrô avançar, ambos deixarão uma marca expressiva diante de um problema histórico.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Prazo – Segundo André Teixeira Filho, o acordo de cooperação técnica entre Pernambuco e investidores chineses deve ser firmado em cerca de 30 dias. Em seguida, será realizado um diagnóstico sobre os principais investimentos que devem ser feitos. A afirmação aconteceu durante coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas

Contraponto – Diferente do Governo de Pernambuco, que vem sendo cobrado pela construção de 250 unidades de Centros de Educação Infantil, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou a criação de 1,8 mil novas vagas de creche para 2026. A informação foi divulgada durante a apresentação do sistema de matrículas da rede municipal de ensino.

Ação pioneira – Mais uma vez largando na frente, a Prefeitura do Recife inaugurou ontem (6) o Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua, que reúne em um único local uma rede de serviços sociais, jurídicos, de saúde e de inclusão. Com investimento de R$ 1,1 milhão, a ideia é que o espaço atenda cerca de 150 pessoas por dia.

Débito – O deputado estadual Antônio Moraes (PP) tem intermediado o diálogo entre professores de Timbaúba e o Governo do Estado, em busca de uma solução via PGE e MPPE. O prefeito Marinaldo Rosendo (PP) atrasou quase dois meses o pagamento dos servidores e não quitou os precatórios. Os professores recorreram a empréstimos consignados e ficaram com nome sujo, pois o município não está repassando as parcelas aos bancos.

Apoio para o Planalto – O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou em nota que o partido trabalha com três alternativas para a presidência da República: os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), descartando por completo o presidente Lula.

Ouça agora AO VIVO