Coluna do sábado: Gouveia falha na mobilização de prefeitos

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
8 de novembro de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Embora seja presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia deu uma grande demonstração de desprestígio junto aos prefeitos ao conseguir mobilizar apenas seis gestores municipais para a audiência pública realizada na última quarta (5), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, para discutir projetos de isenção do IPVA.

Desde o princípio, Gouveia tem levantado questionamentos sobre as propostas de isenção do imposto para motoristas de aplicativo e motocicletas de até 170 cilindradas, além de automóveis com mais de 15 anos de fabricação ou com motor híbrido. Ele alerta para o impacto das medidas nas receitas das prefeituras e para a necessidade de prever compensações.

No entanto, a tentativa de mobilização de Marcelo Gouveia em torno da pauta não surtiu efeito. Apenas representantes de Panelas, Altinho, Riacho das Almas, Belém de Maria, Barra de Guabiraba e Aliança atenderam à convocação para marcar presença na Alepe. O quórum revela o baixo poder de articulação do presidente da Amupe, que não tem conseguido unir os prefeitos em torno de causas comuns.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Foco nas urnas – O que se comenta nos bastidores é que Marcelo Gouveia (Podemos) tem trabalhado firme para fortalecer sua candidatura a deputado federal. Se, por um lado, ele ainda não conseguiu mobilizar a classe em pautas de interesse dos municípios, por outro, já conquistou o apoio de 15 prefeitos para seu projeto eleitoral em 2026.

Corda bamba – Uma fonte palaciana revelou à coluna que o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, não estaria confortável na pasta e poderia ser o próximo a deixar o governo Raquel Lyra. Um dos principais pontos de desgaste seria a forma como a Casa Civil tem conduzido os assuntos relacionados ao orçamento do Estado.

Mesmo sangue – O novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro Costa, nomeado ontem (7) pela governadora Raquel Lyra (PSD), é irmão do presidente da Copergás, Bruno Monteiro Costa, que ocupa o cargo desde janeiro deste ano. Além do laço familiar, os dois irmãos agora exercem funções de destaque no governo estadual.

Pauta positiva – Para minimizar o impacto da exoneração do então chefe da Polícia Civil, Renato Leite, a governadora Raquel Lyra (PSD) convocou, no mesmo dia, 477 candidatos da segunda turma da PCPE. A matrícula para o Curso de Formação Profissional terá início em 17 de novembro.

Araripina – No mesmo dia em que o prefeito Evilásio Mateus declarou apoio a João Campos (PSB) para o Governo de Pernambuco em 2026, o deputado Eduardo da Fonte (PP) anunciou a deputada Roberta Arraes (PP) como presidente da Federação União Progressista no município, deixando a líder do governo na Alepe, deputada Socorro Pimentel (UB), em segundo plano.

Ouça agora AO VIVO