
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI), realizou, nesta quinta (4), a cerimônia de encerramento da 2ª edição do Prêmio Recife de Inovação 2025, no Auditório do Banco do Brasil, localizado na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife.
O evento reuniu representantes de empresas, startups, universidades, organizações sociais e instituições públicas. O prefeito João Campos (PSB) participou da premiação ao lado do secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“O ato de fazer inovação e trabalhar neste ambiente é algo que faz toda a diferença para qualquer cidade. O Recife tem o privilégio de respirar inovação e de poder inspirar tanta gente. Na nossa cidade, trazemos isso para o espaço público e para o governo digital, com grandes soluções sendo desenvolvidas dentro da nossa empresa pública de tecnologia. É muito bom ter um prêmio que reconheça esse esforço. Estamos chegando à 2ª edição do Prêmio Recife de Inovação e quero parabenizar a todos por estarem fazendo isso acontecer. Com certeza, estamos no caminho que muitas cidades gostariam de estar”, afirmou o prefeito João Campos.
Nesta edição, o prêmio se consolidou como uma referência no calendário da cidade ao registrar mais de 14 mil votos na votação popular, evidenciando o engajamento do ecossistema e da sociedade recifense com a agenda de ciência, tecnologia e inovação. Ao todo, 106 iniciativas se inscreveram, das quais 97 foram aprovadas após análise de elegibilidade e seguiram para as etapas de avaliação técnica e voto popular.
As iniciativas finalistas foram distribuídas nos quatro eixos do Prêmio Recife de Inovação — Inovação Empresarial, Startups Inovadoras, Inovação Social e Inovação Científica — e concorreram às 14 categorias da premiação, reconhecendo desde pesquisas acadêmicas até soluções inovadoras aplicadas no setor produtivo e social.
Além do troféu, os projetos premiados serão conectados a oportunidades de mentorias especializadas, redes de apoio e articulação com programas de fomento e aceleração, fortalecendo seus modelos e ampliando o impacto das iniciativas na cidade.
Segundo o secretário Rafael Cunha, a cerimônia celebra um ecossistema vibrante e colaborativo. “A segunda edição mostra que o Recife tem um ecossistema pujante, capaz de unir poder público, academia, empresas e sociedade civil em torno da inovação. O prêmio é o momento de reconhecer quem está criando soluções, gerando conhecimento e transformando vidas”, destacou.
Parcerias
Durante a cerimônia, também foram anunciadas novas iniciativas de cooperação envolvendo governo, academia e setor produtivo.
Com o Porto Digital, foi oficialmente iniciada a ordem de serviço do contrato de gestão que prevê investimento de R$ 1 milhão na criação de um Centro de Inovação e Negócios. O espaço atuará como um escritório especializado em transformar pesquisas acadêmicas em soluções comercializáveis, fortalecendo a lógica de ciência aplicada e ampliando a conexão entre universidades e mercado.
Já com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi assinado um acordo de cooperação técnica para que o curso de Medicina Veterinária desenvolva pesquisas ligadas à castração de animais, garantindo que o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife tenha acesso aos serviços. A parceria permitirá ampliar a oferta de castrações na cidade por meio do laboratório da universidade.
Vencedores do Prêmio Recife de Inovação 2025
- Eixo – Inovação Científica
Pesquisa & Extensão Inovadora:
Immuned – Uma ferramenta de predição de resposta terapêutica para doenças
autoimunes reumatológicas – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Instituição de Pesquisa/Extensão Inovadora:
Residência Tecnológica – Porto Digital
Deeptech Destaque:
ZeaTech – Tecnologia Que Conecta Você a Um Futuro Sustentável – Universidade
Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Votação Popular – Inovação Científica:
Brincadeiras, Brinquedos e Jogos no Desenvolvimento Cognitivo, Linguístico e
Social de Crianças com Transtorno do Espectro Autista – Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE)
- Eixo – Inovação Empresarial
Inovação Empresarial:
Batom Inteligente – CESAR
Inovação ESG:
Inova.Ação PCD – CESAR
Votação Popular – Inovação Empresarial:
Inovação no Tratamento de Pacientes Neuroatípicos e Psiquiátricos
- Eixo – Inovação Social
Empreendedorismo Social:
HUB SESC de Tecnologias Sociais – Universidade de Pernambuco (UPE) e SESC
Letramento Digital:
MeMaker: Caminhos Criativos para a Inclusão Produtiva de Jovens
Votação Popular – Inovação Social:
Programa de Qualificação Gratuita – Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
Eixo – Startups Inovadoras
Startup Ascensão:
Ai Vital – Inteligência Artificial para o Monitoramento de Pacientes Pós-Cirúrgicos
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Startup Tração:
FH Data
Startup Conectada com a Cidade:
Valorização máxima de alimentos excedentes
Votação Popular – Startup Inovadora:
Adote um Aluno – Solução Recifense Contra a Evasão Escolar














