Coluna da terça: deputado usa facão para tentar intimidar governadora

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
9 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Não é de agora que o deputado estadual Abimael Santos (PL) vem utilizando um facão em filmagens feitas por seus assessores, principalmente quando se trata de cobranças da conservação de estradas. O material, em tom de intimidação, vem sendo utilizado nas redes sociais do parlamentar.

Embora o Partido Liberal se apresente como “independente” na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Abimael vota com o governo na Casa e é considerado da base, o que levanta ainda mais questionamento sobre sua postura, que precisa ser combatida e denunciada.

A pergunta que fica é: se fosse um homem à frente do Executivo estadual, o deputado utilizaria o mesmo tom elevado e intimidatório, ainda mais portando uma arma branca? A postura não é a de quem foi eleito para representar os pernambucanos, sobretudo, diante da escalada de casos de violência contra a mulher no estado e no país.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Justificativa – Em nota, Abimael Santos (PL) negou que utiliza o facão como símbolo intimidatório, sendo um elemento de uso recorrente em suas fiscalizações, sem viés ofensivo ou direcionado a gênero. O texto recebeu o apoio de eleitores e políticos bolsonaristas, como o vereador Gilson Filho (PL), que classificou as críticas como “mimimi”.

Diferencial – Em entrevista ao Blog Cenário e Folha de Pernambuco, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que trabalha para ser um dos candidatos de João Campos (PSB) ao Senado, garantiu que um dos diferenciais entre ele e seus concorrentes é a garantia de que não usará o espaço como trampolim para disputar prefeituras ou Governo do Estado. 

Sinalização – O prefeito João Campos (PSB) valorizou bastante o gesto de Antônio Rueda ao ir a Petrolina participar do anúncio de apoio do prefeito Evilásio Mateus (PDT) à sua pré-candidatura ao Governo do Estado, sobretudo, por ser a primeira agenda após o registro da Federação União Progressista no TSE. Para ele foi um “gesto”.

Tradição – O deputado Francismar Pontes (PSB) e o vereador do Recife, Felipe Francismar (PSB), reuniram ontem (8) amigos, eleitores e políticos para celebrar o dia de Nossa Senhora da Conceição. O evento contou com as presenças do prefeito João Campos (PSB) e do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), que demonstraram entrosamento durante todo o encontro.

Oficialização – O MST convocou para o próximo sábado (13), um ato de lançamento da pré-candidatura da deputada estadual Rosa Amorim (PT) à Câmara Federal. O evento acontecerá às 15h, no Centro de Formação Paulo Freire, dentro do Assentamento Normandia, em Caruaru, berço político da petista.

Ouça agora AO VIVO