
Após um breve recesso com a família na Espanha, a governadora Raquel Lyra (PSD) retorna nesta quarta (14) ao Recife para dar sequência às ações da gestão pelo estado. A expectativa é de que a agenda de amanhã (15) seja voltada apenas a despachos internos.
Os compromissos de rua ficaram reservados para a sexta (16), quando Raquel vai a Serra Talhada participar da entrega de 902 casas do Residencial Vanete Almeida. Em seguida, a governadora segue para São José da Coroa Grande, onde prestigia mais uma edição do Festival Pernambuco Meu País.
Este é um ano em que a governadora precisará conciliar a intensificação das entregas administrativas com o inevitável peso do calendário político. Com 2026 sendo ano eleitoral, Raquel Lyra entra em uma fase decisiva do governo, na qual entregas e articulações passam a ter um peso diferente.
A estratégia passa por acelerar obras e manter diálogo constante com prefeitos, deputados e presidentes de partido, com o objetivo de fortalecer os laços com aliados e ampliar as bases de sustentação política. Essa é a fase em que cada entrega ganha contorno político e se transforma em ativo eleitoral.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Reconciliação – Muita gente tem interpretado de forma equivocada um possível encontro entre FBC e Julio Lossio. No entanto, uma fonte próxima ao ex-senador garantiu à coluna que o ex-prefeito vem buscando restabelecer relações pessoais com antigos desafetos políticos e não alinhar futuras parcerias.
Defesa – Em pronunciamento durante agenda em Petrolina, o ex-prefeito Miguel Coelho (UB) defendeu sua postulação ao Senado e garantiu que, na Casa Alta, vai lutar por conquistas como a implantação de um hospital regional e a construção da segunda ponte ligando Petrolina a Juazeiro (BA).
Prazo – Pessoas próximas ao futuro presidente da Federação União Progressista, o deputado Eduardo da Fonte, garantem que apenas após o dia 4 de abril, fim da janela partidária, ele deve encaminhar a posição do grupo para o pleito eleitoral deste ano em Pernambuco. Esses mesmos interlocutores afirmam que o projeto de Dudu ao Senado é caminho sem volta.
Novo valor – O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) se reunirá amanhã, 15 de janeiro, às 9h, por videoconferência, para discutir um possível aumento das passagens de ônibus no Grande Recife. A expectativa é de que o conselho avance com o reajuste.
Obra – No próximo domingo (18), o prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas (Republicanos), vai autorizar a pavimentação de 34 novas ruas no município. Ele anunciou a presença do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) e do deputado federal Felipe Carreras (PSB), para fazer uma prestação de contas e anunciar ações programadas para este ano.














