
Na próxima segunda (2), a Assembleia Legislativa de Pernambuco retoma as sessões ordinárias na Casa. A expectativa recai sobre o tom que será adotado pela governadora Raquel Lyra (PSD) em seu discurso, por se tratar de um ano eleitoral que começou bastante tenso, marcado por embates e pela antecipação do debate sucessório.
A presença da governadora no plenário, aliás, tem sido uma constante desde o início da gestão. Raquel marcou presença em todos os retornos dos trabalhos legislativos nos anos anteriores, sempre usando o momento para sinalizar disposição ao diálogo institucional e prestar contas das ações de seu governo.
Desta vez, porém, o gesto ganha contornos mais simbólicos diante do clima de acirramento, após sucessivos atritos políticos e institucionais. O discurso, portanto, deverá ser lido não apenas como uma formalidade de início de ano, mas como um termômetro da relação entre os dois poderes, em um cenário pré-eleitoral já em ebulição.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Liderança – A Alepe está no topo do engajamento nas redes sociais entre todas as assembleias legislativas do país. O resultado é fruto dos investimentos realizados na área pelo presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), e pelo primeiro-secretário, Francismar Pontes (PSB).
Reincidente – O comissário da Polícia Civil afastado após ser flagrado em uma “reunião clandestina” com o ex-presidente da Câmara de Ipojuca é o mesmo servidor que vazou informações sobre a apuração de uma denúncia anônima contra o secretário do Recife. Desde o ano passado, ele não atua na corporação e é alvo de investigação da Corregedoria da SDS.
Despedida – A última sessão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, presidida pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, foi marcada por homenagens e pelo reconhecimento de seus colegas pelo trabalho à frente do Judiciário nos últimos anos. Ele transmitirá o cargo na próxima segunda (2).
Missão internacional – Integrando a comitiva do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o deputado Lula da Fonte (PP) prestigiou a posse do presidente da Corte IDH, Rodrigo Mudrovitsch. A cerimônia aconteceu na Costa Rica e contou com a presença de outras autoridades.
Prioridade – O presidente Lula recebeu ontem (26), no Palácio do Planalto, os presidentes da FIFA, Gianni Infantino, e da CBF, Samir Xaud. Um dos pedidos do petista aos dirigentes foi que promovam uma campanha contra o feminicídio, uma causa que ele tem defendido de forma constante.














