
O presidente Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (MDB), realizou, nesta quarta (1°), visita às obras de restauração do Museu Palácio Joaquim Nabuco. Iniciada em dezembro de 2024, a requalificação do prédio histórico que sediou o Parlamento estadual por 149 anos está em fase final.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Após a reforma, o espaço passará a abrigar o Museu do Legislativo de Pernambuco, onde visitantes poderão conferir documentos históricos, mobiliário, obras de arte e outros objetos que contam a história política do Estado de forma interativa.
Na ocasião, Porto destacou que a iniciativa preserva a memória da instituição, além de aproximar a Casa da população. “Esse espaço cultural será dedicado a preservar e expor a história do Poder Legislativo estadual, atendendo tanto a estudantes quanto ao público em geral”, afirmou.
“O museu vai fortalecer a identidade cultural pernambucana por meio de uma estrutura moderna de visitação, sendo um importante atrativo turístico para o Recife o Estado”, completou.
O superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Poder Legislativo, José Airton Paes, ressaltou que o Museu Palácio terá um papel importante no conhecimento e na valorização da história de Pernambuco.
“Será um equipamento com o objetivo de fomentar a educação e propagar o que foi e o que é o Parlamento. Nosso Legislativo possui um acervo muito rico, com documentos desde 1835 até os dias atuais. Temos muita história para mostrar”, observou Paes.
A previsão é que a primeira etapa do trabalho, a restauração física do prédio, seja concluída neste mês de julho. Na sequência, será iniciada a fase de implantação da museologia do espaço. A expectativa é de que o equipamento público seja entregue à população no fim do ano.
