Cidades

Simão Durando acompanha nova etapa de limpeza de barragens em Petrolina

Redação
Foto: Divulgação

Lançado no ano passado, o programa de limpeza de barragens, barreiros e aguadas ganhará uma nova etapa em 2026. O prefeito Simão Durando (UB) acompanhou, nesta segunda (14), o trabalho na barragem do Miradouro, estrutura situada na região de Simpatia. A meta é garantir a limpeza de 20 reservatórios até o final do ano.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O serviço é estratégico para a segurança hídrica das comunidades mais áridas do interior de Petrolina, tanto para agricultura quanto para a criação de animais. Na primeira etapa do programa, 23 barragens e barreiros foram limpos. O impacto social ocorreu logo após o período das chuvas. Os reservatórios, que antes estavam assoreados, acumularam água para atender centenas de famílias da zona rural.

Na edição deste ano, o programa de limpeza ganhou o reforço de uma nova escavadeira hidráulica, equipamento viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho (UB). Com essa máquina, o prefeito Simão pretende manter o serviço com atuação contínua nas áreas da região de Sequeiro.

“Esse programa tem um grande benefício para as famílias do interior. As comunidades do Sequeiro viram uma verdadeira transformação após a limpeza das primeiras 23 barragens. Lugares que passaram 10, 20 anos sem esse trabalho agora são reservatórios de água. Isso é a garantia de abastecimento para muitas famílias. Agora, vamos reforçar o programa e deixar essa ação de forma permanente, levando água, produção e esperança para o homem e a mulher do campo”, explica o prefeito Simão Durando.

Após o trabalho no Miradouro, o programa segue para a comunidade de Aranzel. Em seguida, o trabalho será realizado na barragem da região do Carretão, próximo ao Caititu.