
Buscando conexão com o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem defendido em nível nacional, Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) incorporaram aos seus discursos, na última semana, pautas que ganharam espaço na campanha do petista.
Raquel intensificou a ofensiva contra as bets, tema que Lula tem defendido publicamente: o fim das apostas online. A governadora chegou a comentar uma publicação do presidente nas redes sociais para reforçar sua posição e voltou a associar o setor a problemas sociais e econômicos.
Já João Campos apostou na agenda da saúde. Prometeu investir R$ 100 milhões no Lafepe para viabilizar a produção da substância utilizada nas chamadas canetas emagrecedoras e ofertar o tratamento pelo SUS a pacientes com indicação médica. O anúncio ocorreu três dias depois de Lula anunciar a oferta gratuita desses medicamentos pela rede pública.
Os dois movimentos revelam que os candidatos em Pernambuco têm buscado uma aproximação com o eleitorado de Lula, por meio de temas que estão no centro do discurso do presidente. A estratégia, embora adotada por caminhos distintos, também mostra como pautas nacionais passaram a ocupar espaço cada vez maior na disputa estadual.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Projeção – A semana começa com a expectativa da divulgação dos números das pesquisas Quaest e Datafolha para o Governo de Pernambuco e o Senado. Os levantamentos servirão para medir os efeitos dos últimos fatos das campanhas e aquecer a militância na reta final.
Expectativa – Tudo indica que o presidente Lula deve mesmo cumprir agenda em Pernambuco na próxima sexta (25). A visita vem sendo bastante aguardada por João Campos (PSB) e integrantes da Frente Popular, com o objetivo de impulsionar as candidaturas do campo progressista.
Expansão – Considerada um dos nomes mais competitivos da esquerda para a Alepe, Maria Arraes (PSB) ganha força no Pajeú com a adesão de novas lideranças. Em recente agenda com o prefeito Sandrinho (PSB), em Afogados da Ingazeira, a candidata afirmou estar “pronta para realizar o melhor mandato da sua vida”.
Anfitrião – Responsável por recepcionar o candidato a vice-presidente pelo PL, Alfredo Gaspar, em Caruaru, o postulante a uma vaga na Alepe, Raffiê Dellon (PL), presenteou o companheiro de chapa de Flávio Bolsonaro (PL) com uma peça de barro do Alto do Moura. A obra, criada pelo Mestre Vitalino, é símbolo da cultura e da tradição local.
Mudança de rota – Pouco depois de garantir apoio a João Campos (PSB) em um ato promovido pelo Sindmetal-PE, a vice-prefeita de Ipojuca, Irmã Marinalva (PT), comunicou, neste domingo (20), que seguirá a orientação do seu grupo político no município e votará em Raquel Lyra (PSD) para o Governo de Pernambuco.
