São João deve alavancar popularidade de Simão em Petrolina

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de junho de 2023 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quinta

Distante da rivalidade existente entre Caruaru e Campina Grande sobre quem promove o maior São João, Petrolina se prepara para iniciar o seu ciclo junino nesta sexta (16), prometendo realizar o melhor de todos. Embora seja o segundo ano do evento sob o comando de Simão Durando (UB), este será o primeiro com 100% do DNA do prefeito.

Simão assumiu a comando da Prefeitura de Petrolina no final de março do ano passado, quando Miguel Coelho (UB) renunciou ao cargo para concorrer ao Governo de Pernambuco. Desde então, o gestor tem atuado forte para imprimir sua marca com obras espalhadas pelo município e os 10 dias de festa servirão como termômetro para alavancar a popularidade do prefeito.

A cidade vive a expectativa de receber uma média de 900 mil turistas ao longo da festa, e junto aos petrolinense devem movimentar cerca de R$ 280 milhões na economia. O evento acontece justamente no momento em que os principais nomes da oposição se articulam para tentar derrotar Simão nas urnas, que em contrapartida, irá “colher os louros” tanto das ações que já vêm sendo desenvolvidas no município, quanto do evento que cresce a cada ano.

Reprovação
Confirmando o que o Blog Cenário antecipou ainda em maio, o projeto de lei 712/2023, que prevê o piso para parte dos professores da rede estadual de ensino foi rejeitado nas comissões de Educação e Finanças da Alepe. O resultado é ainda uma repercussão da relação estremecida entre Executivo e Legislativo.

Agora é que são elas
Apesar da rejeição nas comissões, o PL que institui o piso dos professores ainda pode ir ao Plenário da Alepe. O primeiro passo é a apresentação de um requerimento assinado por 10 deputados, solicitando que a matéria siga para votação. A proposta precisa ser aprovada por 25 parlamentares. O Palácio deve atuar forte para reverter a situação.

Aparando as arestas
Apesar das últimas sinalizações, agendas públicas e reuniões privadas com alguns parlamentares, o Palácio ainda tenta melhorar a relaxa política com a Alepe. Como um grande gesto de aproximação, chefes de gabinetes e representantes do Estado se reuniram com o mesmo propósito.

Agenda municipalista
Ao lado do presidente Lula (PT), a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), participou de uma reunião sobre o fortalecimento do municipalismo. A gestora, que também preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), destacou os desafios que precisam ser enfrentados de maneira urgente.

Golpe
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Bruno Lambreta (PSDB), teve seu nome utilizado em tentativas de golpe. Um indivíduo se passando por um servidor da Casa está enviando, pelo WhatsApp, fotos do parlamentar para tentar passar credibilidade e conseguir a confiança das vítimas. As medidas necessárias já foram tomadas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO