Coluna da quinta
Ocupando uma das 81 cadeiras do Senado desde dezembro de 2022, quando Jarbas Vasconcelos (MDB) pediu licença para um tratamento de saúde, Fernando Dueire (MDB), que nos primeiros meses de mandato vinha dividindo sua agenda entre Recife e Brasília, colocou o pé na estrada em direção ao Sertão do estado.
Com um perfil metropolitano, o emedebista tem trabalhado para descentralizar as ações parlamentares. E, em parceria com o deputado estadual Jarbas Filho (PSB), está realizando nesta semana uma série de visitas a prefeitos, vereadores e aliados, com o intuito de poder contribuir com os municípios.
O senador tem contribuído bastante com o fortalecimento de Pernambuco na Casa Alta e isso justifica a procura por sua presença nos espaços. O gabinete de Fernando se tornou uma espécie de parada obrigatória para quem vai à Capital Federal, seja para solicitar emenda, discutir o cenário político ou partidário, onde o economista está cada vez mais inserido.
Primeira infância
O prefeito João Campos (PSB) sancionou, na noite de ontem (28), a lei que vai viabilizar, através de PPP, a construção de 40 novas creches, que irão proporcionar 9 mil novas vagas na rede municipal. Em um vídeo nas redes sociais, o gestor que pavimenta o caminho para a reeleição fez questão de creditar a conquista também aos vereadores, que foram responsáveis pela aprovação do projeto.
Prestígio
Uma fala do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, numa entrega de moradias, em Caruaru, quase passou despercebida. Na semana passada, ao falar sobre Simone Nunes, ele afirmou ter ouvido da governadora Raquel Lyra (PSDB) que a secretária era “uma grande executiva”. “A governadora está apostando todas as fichas em você”, afirmou. Simone foi superintendente da Caixa e integra o núcleo duro do governo. A pasta que ela comanda pode contribuir para a guinada do governo tucano.
Brincando com fogo
A aproximação do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) com o PSB não agradou em nada a governadora Raquel Lyra (PSB). Segundo fonte palaciana ouvida pela coluna, a tucana, que deixou o partido socialista depois de ter a legenda negada em 2016, está cuspindo fogo. A atitude do ex-vice de Raquel de ter buscado o maior inimigo dela foi vista como afronta e pode, em breve, lhe render um revés.
Prestando contas
A secretária estadual de Saúde , Zilda Cavalcanti, apresentou nesta quarta (28), na Alepe, o balanço do setor no primeiro quadrimestre de 2023. Durante audiência pública da Comissão de Saúde, a gestora destacou o aumento de R$ 17,2 milhões dos recursos aplicados em ações e serviços públicos entre janeiro e abril deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022, totalizando 2,2 bilhões de reais.
Sucesso
As festividades de São João nas cidades de Arcoverde e Santa Cruz do Capibaribe encerraram ontem (28) o ciclo junino 2023 e se consolidaram no calendário estadual. Os forrozeiros que marcaram presença nos dois municípios elogiaram bastante a organização dos dois eventos, o que deve contribuir para a aprovação dos gestores.