Coluna da terça
Depois de ser escanteado pelo seu grupo político, chegando a ficar ausente da campanha do então candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, não demorou muito para que a roda gigante do ex-governador Paulo Câmara girasse.
Acolhido pela bancada petista, Paulo foi alçado à presidência do Banco do Nordeste e apresentou, no final da última semana, números positivos da instituição financeira. Além das parcerias que vêm sendo estabelecidas com os mais variados órgãos e programas, a exemplo dos R$ 20 bilhões aplicados no Plano Safra 2023/2024.
Câmara, que atualmente reside em Fortaleza, já tinha demonstrado prestígio num almoço promovido por aliados no Recife, mas foi ontem (10) o ápice da sua volta por cima, quando foi literalmente ovacionado pelo público presente na posse de Cabral no comando da Sudene, mostrando na prática o quanto a política é dinâmica.
Anfitrião
Apesar de a Sudene ser diretamente ligada aos Estados e seus respectivos governadores, a ausência de Raquel Lyra (PSDB), que seria a anfitriã natural para recepcionar o novo superintendente do órgão, fez com que a presença da vice-governadora Priscila Krause não tivesse tanta representatividade, ao ponto de João Campos (PSB) ter sido saudado como “prefeito anfitrião” no evento.
Danilo no PT
Mesmo com o ex-deputado Danilo Cabral (PSB) escondendo o jogo sobre sua filiação ao PT, dirigentes da legenda garantiram ao blog que o ato deve acontecer em agosto, durante a passagem da presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann, por Pernambuco. A expectativa é que outros nomes da política ingressem na sigla.
Cálculo
Apesar da derrota do projeto que viabilizava o crédito para a construção de um novo hospital municipal em Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito Fábio Aragão (PP), que tem uma reeleição encaminhada, saiu maior dessa “disputa” com a oposição. O gestor pode usar o ocorrido como argumento para conseguir renovar a Casa Dr. José Vieira de Araújo em 2024. Em reserva, um aliado do gestor afirmou que ele consegue fazer 10 dos 17 vereadores.
Firme e forte
O ex-vereador e presidente do PSB Caruaru, Marcelo Gomes, já está mais do que nunca atuando no governo Rodrigo Pinheiro. Apesar de ainda não ter sido nomeado e nem ter, oficialmente, uma função, ele chegou e saiu da posse de Danilo Cabral na Sudene, ontem (10), junto com o secretário de Governo de Caruaru, Lino Portela, com quem ficou lado a lado durante toda a cerimônia.
Nomeação
Embora seja filiado ao PT e não exista nenhuma resolução para que a legenda integre o governo Rodrigo Pinheiro, o ex-vereador Gilberto de Dora, que ensaia seu retorno ao Legislativo, foi nomeado na Secretaria de Governo, enquanto coordenador. Sinalizações recentes já davam contam de que o movimento estava em curso.