Coluna do sábado
Embora não tenha acontecido nenhum ato formal de adesão do PSB ao governo Rodrigo Pinheiro, o fato do presidente da legenda socialista, em Caruaru, Marcelo Gomes, ter sido nomeado em um cargo de confiança, não deixa de representar a entrada do partido na gestão.
Além do ex-vereador, que será “gerente 2” na Secretaria de Planejamento e Gestão, o tesoureiro do PSB na cidade, Josimar Pereira, conhecido no mundo político como “Jó”, também foi contemplado com um espaço na Prefeitura de Caruaru. Será assessor técnico na Secretaria de Governo.
Vale destacar que o diretório do PSB na Capital do Agreste tem vigência até o dia 30 de outubro do próximo ano, ou seja, depois do pleito municipal. Ao levar a sigla para o seu governo, Rodrigo enfraquece seu adversário mais competitivo: o ex-prefeito José Queiroz (PDT), que trabalha para ter toda a esquerda reunida no seu palanque.
Dificilmente o comando do PSB em Caruaru passará para outras mãos, já que todo movimento de Marcelo vem sendo acompanhado pelo presidente estadual da sigla, Sileno Guedes. Um outro elemento que pode fazer a diferença é se a federação compor com Pinheiro, garantindo não só tempo de rádio e TV, mas a presença de Lula no palanque.
Organização
Invertendo a lógica da maioria dos diretórios partidários, que funcionam de forma cartorial, apenas no período eleitoral, o União Brasil Caruaru, que tem Manoel Santos na presidência, montou um grupo com projetos a médio e longo prazo. O partido mira espaços no Legislativo e vai trabalhar para ter uma representação feminina na Câmara Municipal.
Jogando a toalha
O discurso do prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB), durante inauguração de uma praça na cidade, indica que o gestor mais cedo ou mais tarde deve abdicar da aventura de disputar eleição em Caruaru e buscar a reeleição no município vizinho. Os movimentos de Josafá têm causado ruídos nas duas cidades. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
Perseguição
De olho na cadeira da vereadora de Toritama, Carol Gonçalves, do MDB, seu 2º suplente ingressou com uma ação no Ministério Público de Pernambuco pedindo a cassação do seu mandato, por uma viagem ao México, em fevereiro, na qual ela representou o município. A emedebista é uma das revelações da política pernambucana e tem uma atuação de destaque. O movimento não deve avançar.
Programação
Apesar de toda polêmica formada, a programação do FIG 2023 atendeu todos os gostos, com nomes a nível nacional e estadual, valorizando principalmente artistas da terra. Esse é o primeiro ano que o festival será realizado pela equipe de Raquel Lyra (PSDB) e assim como foi no Carnaval e São João, deve atrair milhares de turistas para Pernambuco.
Mudanças previstas
Após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, o relator da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga (MDB), admitiu que vai alterar a proposta. Ele pode excluir do texto a criação de imposto estadual sobre as atividades de agropecuária, mineração e petróleo.