Sem destino

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de julho de 2023 às 07h15min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da terça

Com o intuito de fortalecer o Solidariedade para o pleito que se avizinha, Marília Arraes tem visitado, nas últimas semanas, alguns municípios onde tem dialogado com lideranças que apoiaram seu projeto para o Governo do Estado em 2022. Entretanto, a ex-deputada ainda não revelou se vai ou não concorrer a algum cargo no próximo ano.

Excluída do governo Lula, Marília tem buscado manter vivo seu capital político. Afinal, foram quase 2,2 milhões de votos recebidos pelos pernambucanos no segundo turno. Mas, apesar da força de vontade, existe uma grande limitação. O Solidariedade é um partido nanico e dispõe de fundo e tempo de programa eleitoral pequenos, sendo pouco atrativo.

Em Pernambuco, a sigla conseguiu um feito inédito, o de eleger quatro deputados estaduais. No entanto, apenas Luciano Duque (SD) tem se mantido alinhado ao projeto liderado por Marília. Distante do Governo Federal e sem uma base de sustentação, a neta de Arraes pode até não cair no esquecimento com as agendas realizadas, mas vai precisar ir muito além do sobrenome e do discurso.

Reencontro
O encontro entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e Danilo Cabral, até então PSB, que não aconteceu na posse do novo superintendente da Sudene, ocorreu ontem (17), exatamente uma semana depois. Eles estiveram juntos, participando do evento em defesa da Transnordestina. Os cumprimentos tiveram um caloroso abraço com direito a tapinhas nas costas. De mãos dadas, os ex-concorrentes ainda trocaram gentilezas.

Atendimento
A governadora Raquel Lyra (PSDB) foi a primeira dos 27 entes da Federação, a aderir ao Pacto pela Governança da Água, junto à Agência Nacional de Águas (ANA). A assinatura do documento foi uma oportunidade para que a gestora pudesse receber alguns dos parlamentares da bancada federal no Palácio do Campo das Princesas. Um deles foi Fernando Rodolfo (PL), que sonha com o apoio da tucana em Caruaru.

Dignidade menstrual
Além da assinatura do Pacto pela Governança da Água, a governadora Raquel Lyra (PSDB) sancionou o projeto de combate à pobreza menstrual, que vai distribuir gratuitamente absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre a população que será beneficiada estão estudantes da rede estadual, detentas do sistema prisional e usuárias das casas de acolhimento.

Sintonia
Mostrando seu alinhamento com o presidente Lula (PT), a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), decidiu seguir o exemplo do Governo Federal e alterar o funcionamento das repartições públicas do município em dias de jogo da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo Feminina de Futebol. O decreto foi assinado ontem (17). O anúncio foi feito pela gestora, através das redes sociais.

ExpoSerra
O município de Serra Talhada está nos últimos ajustes para realizar a 23ª ExpoSerra. A Feira de Indústria Comércio e Serviços, que começa amanhã (19) e segue até o sábado (22), é um dos eventos mais importantes do sertão do estado. Além dos negócios, a ExpoSerra também movimenta a economia da região com os shows que acontecem ao longo do evento.

Mobilização
Embora o mote do encontro tenha sido a prestação de contas das ações realizadas pela gestão nos últimos meses, o evento liderado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) com a participação de secretários e demais auxiliares do governo, mais parecia a largada de uma candidatura à reeleição. O auditório da Fafica ficou lotado de servidores que atenderam ao chamado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO