Coluna da quinta
Licenciado das atividades parlamentares para um tratamento de saúde, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) receberá, no próximo dia 31, no Recife, uma justa homenagem. A data também marcará o lançamento de dois dos quatro volumes de uma biografia escrita pelo jornalista Ennio Benning, retratando os mais de 50 anos de vida pública do emedebista.
Além de já ter sido deputado estadual e federal, Jarbas conquistou ao longo de sua caminhada algo que poucos conseguiram: vencer seis eleições majoritárias, sendo duas para prefeito, duas para governador de Pernambuco e duas para o Senado Federal.
Político de expressão nacional, o senador teve um papel essencial na luta contra a ditadura e no fortalecimento do MDB. Conhecido também por suas posições firmes, as ações e parcerias firmadas por Jarbas contribuíram para colocar o estado na rota do desenvolvimento. Uma história que se confunde com o avanço de Pernambuco.
Ausências
Apenas sete dos 25 deputados que representam Pernambuco na Câmara Federal não foram ao almoço promovido pela governadora Raquel Lyra (PSDB), para tratar dos interesses do estado. Levaram falta: Clarissa Tércio, Pedro Campos, Maria Arraes, Eriberto Medeiros, Lucas Ramos, Mendonça Filho e Felipe Carreras. A senadora Teresa Leitão também não participou da agenda.
Capacitação
O desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira é o único representante do Brasil no evento sobre transparência e prestação de contas nos Estados Unidos. Um dos objetivos é aprofundar a compreensão dos princípios éticos que regem as ações de governo e dos negócios nos EUA. O programa teve início na última segunda (14) e segue até o dia 2 de setembro.
Direito
A concessão de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica está a um passo de virar lei. O Senado aprovou nesta quarta (16) o PL 4.875/2020, da Câmara dos Deputados, que prevê o pagamento do benefício por até seis meses para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica e que precisam ser afastadas do lar. O projeto seguiu para sanção presidencial.
Nordeste
O Senado aprovou, nesta quarta (16), o projeto que autoriza o governo federal a contrair empréstimo de US$ 129,5 milhões para o Programa Sertão Vivo. A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na terça (15), sob relatoria da senadora Augusta Brito (PT), e enviada ao Plenário em regime de urgência.
Favorecimento
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), encaminhou à Alesp um projeto que perdoa multas da pandemia. Não custa nada lembrar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) acumula mais de R$ 1 milhão em penalidades aplicadas pelo governo paulista durante o período do contágio e será beneficiado, caso a proposta seja aprovada.