Ausência estratégica

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de agosto de 2023 às 06h30min
Foto: Denio Simões

Coluna da quarta

Apesar de Raquel Lyra, vice-presidente nacional do PSDB, alegar que sua ausência no seminário nacional da legenda, marcado para acontecer amanhã (24), em Brasília, será por conta de outros compromissos assumidos anteriormente, o não-comparecimento da tucana pode ter outras razões.

Recentemente, o PSDB emitiu uma nota reforçando sua condição de oposição ao governo Lula. Em contrapartida, o presidente da República tem feito todos gestos possíveis e necessários à governadora, turbinando os cofres do Estado com recursos para serem aplicados nas mais diversas áreas.

Próximo de se tornar uma legenda nanica, o PSDB tem perdido espaço e, levando em consideração o protagonismo nacional que Raquel vem alcançando, a sigla será pequena para acolhê-la. Nos bastidores, existe o sentimento de que Raquel e Eduardo Leite, líder-mor da legenda, não vêm falando a mesma língua, algo que deve ser observado.

A entrada do PSD no governo de Raquel Lyra, através de articulação direta da tucana com o presidente nacional, Gilberto Kassab, também tornou muito mais forte a teoria de que a gestora pudesse se filiar ao partido que, além de ter uma importante representação na Câmara, possui a maior bancada do Senado e três ministros.

Raquel, que em qualquer ocasião prefere manter uma posição de cautela, não dá ponto sem nó, e cada movimento político faz parte de uma estratégia pensada minuciosamente. Foi assim durante a construção de sua candidatura ao Governo do Estado e não será diferente nos próximos voos.

Base governista
O ex-deputado Ricardo Teobaldo garantiu que os deputados estaduais Fabrizio Ferraz, Gustavo Gouveia e Luciano Duque seguem filiados ao Solidariedade, por não poderem deixar a legenda, mas “se comportam como Podemos”. O vice-presidente estadual do partido também afirmou que seu partido está firme com a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Ameaça
Repercutiram bastante na Alepe e também nas redes sociais de aliados da deputada Rosa Amorim (PT), manifestações de solidariedade à parlamentar pela ameaça sofrida através do seu e-mail institucional. O superintendente de Inteligência Legislativa está atuando no Caso, junto à Polícia Civil, para identificar a autoria das mensagens.

Solenidade
Com a confirmação de presença das principais autoridades do Exército Brasileiro em Pernambuco, a Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza, nesta quarta-feira (23), uma solene em homenagem ao Dia do Soldado. Proposta pelo deputado Renato Antunes (PL), a reunião deve ser bem prestigiada pela classe política.

Homenagem
O nome da Professora Sinhazinha deve ser, em breve, escrito no livro dos heróis e heroínas de Pernambuco. Uma das principais personagens históricas de Caruaru, ela foi a primeira mulher eleita como vereadora na Capital do Agreste. A emenda, de autoria da deputada Débora Almeida (PSDB), foi aprovada na CCLJ da Alepe.

Posse
Depois de um ato de nomeação restrito apenas para alguns aliados, em Brasília, o advogado Edilázio Wanderley será empossado enquanto superintendente regional da Codevasf, em Petrolina, nesta quinta (24). A cerimônia vai contar com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Aprovação
A Câmara dos Deputados aprovou,nesta terça-feira (22), o projeto do arcabouço fiscal. Na sessão do Plenário, foram aprovadas três emendas do Senado ao novo regime fiscal para as contas da União, que vai substituir o atual teto de gastos públicos. A proposta será enviada à sanção presidencial.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO