Coluna da segunda
Com o retorno de Lula após viagem ao exterior, a expectativa é de que o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos), enfim, seja nomeado ministro esta semana, foi o que indicou Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais. A ida do pernambucano para Governo já é dada como certa, entretanto, ainda falta ser oficializada pelo presidente.
Se nada mudar, a pasta que Costa Filho ocupará será a de Portos e Aeroportos, turbinada pelo Novo PAC. Caberá ao novo ministro o acompanhamento de mais de 360 ações e empreendimentos que representam um aporte total de R$ 69,1 bilhões, em três subeixos: portos, aeroportos e hidrovias.
Com experiências no Executivo, quando foi secretário de Turismo e Lazer no governo Eduardo Campos, mas principalmente no Legislativo, tendo sido vereador do Recife, deputado estadual e agora federal, Silvio vai aproveitar a visibilidade do espaço e trabalhar seu nome para o Senado em 2026, quando pode compor uma chapa com João Campos (PSB), caso seja mesmo candidato a governador.
Deboche
Durante ato do PL Mulher, realizado no último sábado (26), na capital pernambucana, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ironizou as investigações em relação ao caso das joias, afirmando que iria lançar uma linha própria, a “Mijoias”. A declaração repercutiu nacionalmente no final de semana.
Encontro
Três ex-ministros do governo Bolsonaro fizeram questão de marcar presença no evento do PL Mulher, que contou com Michelle Bolsonaro, no último sábado (26). Carlos Brito (Turismo), Gilson Machado (Turismo) e Marcelo Queiroga (Saúde). Com a inelegibilidade do ex-presidente, Michelle passou a ser uma das apostas do partido.
Posicionamento
Após repercussão negativa sobre o caso do ambulante que teve sua mercadoria apreendida, em Caruaru, no último sábado (26), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) publicou um vídeo nas sua redes sociais garantindo que os procedimentos serão “atualizados”, para que situações como esta não voltem a acontecer. O fato negativo foi explorado pela oposição.
Trabalhando a base
Depois de começar a se movimentar para organizar o MDB em Caruaru para 2024, o diretor de marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, se reuniu, neste fim de semana, com os dois vereadores do partido na Capital do Agreste. O empresário figura como um possível nome para o Executivo, mas já garantiu que qualquer movimentação neste sentido contará com o aval da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Crítica
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), gravou um vídeo sobre o lançamento da nova campanha de verão do Governo do Estado. Segundo o gestor, apesar de ter o Jazz Festival durante o Carnaval, o município foi excluído do roteiro que conta com 16 destinos sugeridos. Em forma de crítica, o socialista fez questão de pontuar que a governadora Raquel Lyra (PSDB) foi majoritária em Garanhuns.