Coluna da terça
Parlamentar de origem conservadora, Ossesio Silva nunca torceu tanto para que uma ação do governo Lula seja colocada em prática, como a efetivação de Silvio Costa Filho no ministério. Com a ascensão do deputado ao primeiro escalão do Governo Federal, o bispo reassume o mandato na Câmara dos Deputados.
Filiado ao Republicanos desde 2009, Ossesio foi deputado estadual e federal por Pernambuco, mas no ano passado, mesmo recebendo uma excelente votação, 72.164 no total, ficou na primeira suplência e já vinha se planejando para tentar uma vaga na Câmara Municipal do Recife no próximo ano.
Com o seu retorno a Brasília, Ossesio Silva, além de defender as pautas voltadas ao direito da pessoa idosa, que é uma das suas bandeiras, poderá reestruturar sua base para tentar a reeleição em 2026. Já a vereadora do Recife, Professora Ana Lúcia (Republicanos), voltará a ser prioridade da Igreja Universal para a Casa de José Mariano em 2024.
Representação
A abertura do 6º Congresso Pernambucano de Municípios, realizada ontem (28), reuniu os principais nomes da política estadual. Além da governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB), passaram pelo palco principal os três senadores que representam o estado na Casa Alta, além de deputados federais, estaduais e demais autoridades.
Quebrando o clima
Homenageado do dia, o deputado José Patriota (PSB) se sentiu à vontade, no Congresso da Amupe, para brincar com a relação institucional respeitosa entre o presidente do BNB e a governadora de Pernambuco. “Coisa tão boa, Paulo e Raquel se beijando na face”, disse, arrancando risos do público presente. Os citados, entretanto, permaneceram sérios.
Debate
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e pelo menos outros 15 gestores estaduais estarão no Senado Federal, participando do debate sobre a Reforma Tributária que a Casa Alta vai promover a partir das 10h, desta terça-feira (29). A iniciativa da sessão foi do presidente Rodrigo Pacheco (PSD).
Mistério
Marcada para o dia 18 de agosto, a filiação do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), e da secretária Mirella Almeida acabou não acontecendo devido a posse de Cacau de Paula como secretária de Cultura de Pernambuco. Questionado sobre a nova data, ontem (28), na abertura do 6º Congresso da Amupe, o gestor preferiu esconder o jogo sobre o dia para o ato.
BBB
Nesta segunda-feira (28), a deputada estadual Rosa Amorim (PT) entregou o Voto de Aplauso à ativista social e ex-participante do Big Brother Brasil, Domitila Barros. A proposição, é pelo seu “reconhecido engajamento em defesa do trabalho digno para mulheres da periferia, ações sustentáveis para o meio ambiente e arte como meio de expressão para a mudança”.