Coluna da quinta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou o suspense que rondava o Planalto e, finalmente, informou a minirreforma ministerial que vinha sendo aguardada há algumas semanas. O movimento selou de vez a entrada do Centrão na gestão do petista.
Embora o Palácio tenha confirmado que os deputados André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) irão assumir os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente, a nomeação e posse só acontecerá depois do retorno de Lula da reunião do G20. Uma outra mudança é a ida de Márcio França para a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.
Com a ascensão de Costa Filho à Esplanada dos Ministérios, Pernambuco passa a contar com quatro representantes no primeiro escalão do Governo Federal, posicionando bem o estado no cenário nacional. A confirmação foi bastante comemorada pela classe política, que tem depositado muita confiança no parlamentar para a missão.
Retorno
Com a ida de mais um pernambucano para o governo Lula, o primeiro suplente, Ossesio Silva (Republicanos) herda a vaga do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) na Câmara Federal. Representante da Igreja Universal, o bispo reforça a bancada evangélica em Brasília. Ossesio alcançou na última eleição 72.164 votos.
Parceria
O deputado estadual France Hacker (PSB) segue ampliando sua base de apoiadores na Mata Sul. A mais recente aliança foi com o vereador do Jaboatão dos Guararapes, Nego de Zé Bom. Alinhado com o projeto da governadora Raquel Lyra (PSDB), o parlamentar tem sido bastante atuante no seu primeiro ano de mandato.
Partido disputado
Enquanto a vice-prefeita de Ipojuca, Patrícia de Leno (Podemos), costura para ter o PT no seu palanque, o presidente da Câmara Municipal, Deoclécio Lira, trabalha para ser o nome do partido na disputa majoritária em 2024. Uma eventual união entre eles também não está descartada.
Mais uma
Nesta quarta (6), o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB) teve suas contas referentes ao exercício de 2020 aprovadas na Câmara Municipal. O gestor tem feito uma boa administração na cidade, sendo reconhecida não só pelos políticos locais como também pela maioria esmagadora da população, o que deve fazer a diferença no processo de sucessão.
Espelho
O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), assinou nesta semana, a ordem de serviço para a construção de uma Via Parque no município, equipamento semelhante ao criado pela então prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e premiado nacionalmente. A obra na cidade sertaneja também será na linha férrea, que conta com 2,4 km.