Coluna da quarta
Sob o comando do deputado federal Eduardo da Fonte, o PP tem investido forte na Região Metropolitana do Recife e ampliado sua influência nos municípios para 2024. A mais recente aquisição da legenda foi a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, que deu início ao seu processo de sucessão.
O PP vem trabalhando para lançar nomes competitivos em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Moreno. Nessas duas últimas cidades, os gestores tentarão reeleição. Já no Recife, maior colégio eleitoral do estado, a legenda vai aguardar orientação da governadora Raquel Lyra (PSDB), que ainda não colocou a estratégia na rua.
Com uma quantia considerável de prefeitos no interior de Pernambuco, crescer na RMR é fundamental para o partido que tem planos maiores para 2026. Não é segredo para ninguém que Dudu mira uma das duas vagas no Senado e chegar forte para reivindicar esse espaço em uma eventual chapa liderada por Raquel será de grande importância para a legenda.
Notas
Revelação – Extremamente habilidoso, o deputado Lula da Fonte, que é vice-presidente estadual do PP, tem participado de maneira eficaz das articulações realizadas pela legenda em Pernambuco. O parlamentar, que tem voz ativa no Progressistas, tem dividido bem suas funções na Câmara Federal e enquanto dirigente partidário, dando conta das obrigações que são delegadas.
Calendário – Devido ao feriado municipal em homenagem à padroeira de Caruaru, o “Ouvir para Mudar”, que aconteceria neste sábado (16) na Capital do Agreste, precisou ser adiado para o dia 21. Como a coluna já antecipou, o evento vem sendo aguardando com bastante expectativa, não apenas por ser a cidade da governadora Raquel Lyra (PSDB), mas pelo embate eleitoral local, já que opositores dividirão o mesmo espaço.
Turismo religioso – A cidade de Garanhuns tem se consolidado cada vez mais como uma das principais rotas do turismo religioso de Pernambuco. Depois do sucesso do Festival Gospel, a cidade promove de hoje (13) até o próximo domingo (17), o Festival Viva Jesus, com grandes nomes da música católica e evangélica que prometem reunir a comunidade cristã em uma celebração da fé na Praça Mestre Dominguinhos.
Curtas
Homenagem – Aliado de Bolsonaro, o deputado Hélio Lopes (PL) apresentou um projeto que propõe a criação do “Dia da Facada Nunca Mais”. Ainda ontem (12), o ex-presidente foi submetido a uma nova cirurgia, em decorrência do atentado sofrido em 2018.
Calamidade – O Senado aprovou nesta terça (12) o projeto de decreto legislativo que reconhece estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e em 98 dos seus municípios até 31 de dezembro de 2024, em razão das enchentes causadas por um ciclone extratropical que tem provocado fortes chuvas e inundações.