Coluna da quinta
A pesquisa divulgada pelo Instituto Ipespe nesta quarta (4) revela que o prefeito João Campos (PSB) não só tem uma gestão bem avaliada pelos recifenses, como chegará em 2024 com condições bastante favoráveis para conquistar a reeleição. De acordo com os números, João vence o pleito em todos os cenários apontados.
Apesar de ainda faltar um ano para a próxima eleição municipal, dificilmente o cenário deve sofrer alguma alteração radical que possa mudar o rumo das eleições no Recife. São ações do governo espalhadas pelos quatro cantos da cidade, além de novos anúncios de obras estruturadoras, como a execução da ponte Areias-Imbiribeira, a maior construída em 40 anos.
Embora o PT não abra mão de ter a vice de João Campos, os dados da pesquisa fortalecem o socialista para que ele possa indicar alguém de sua confiança. Sair bem das urnas no ano que vem também deixará o gestor bem posicionado para 2026, quando deve enfrentar uma dura disputa contra a governadora Raquel Lyra (PSDB), que também vai buscar se consolidar para a reeleição.
Notas
Polarização – Mesmo com as principais lideranças petistas defendendo o nome do senador Humberto Costa para uma disputa estadual em 2026, a tendência é que as forças políticas se aglutinem em dois polos liderados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e pelo prefeito João Campos (PSB). Embora sejam legendas importantes, PT e PL tem tudo para se tornarem satélites.
Veto – Na Comissão de Finanças, o líder do governo, deputado Izaías Régis (PSDB), foi indicado para ser o relator do veto da governadora Raquel Lyra (PSDB) às alterações feitas pelos deputados no texto final da LDO. A Alepe tem 30 dias para apreciar o veto, encaminhado em 27 de setembro. A rejeição precisa ter maioria absoluta. Se o veto não for analisado no prazo, ele entrará na ordem do dia da reunião seguinte e a pauta será trancada até que a matéria seja votada.
Pacote de projetos – O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) encaminhou nada mais nada menos, do que 13 projetos de lei para serem lidos nesta quinta (5), na Câmara Municipal de Caruaru. São matérias que dizem respeito a criação de novos cargos por meio de concurso público e a regulamentação do transporte por aplicativo, demanda antiga da categoria.
Curtas
Destaque – O programa do PSD, que foi ao ar na noite de ontem (4), realçou a posição ocupada pela legenda no governo Raquel Lyra. Um dos materiais traz em destaque a secretária de Cultura Cacau de Paula.
Posse – A governadora Raquel Lyra (PSDB) empossa, nesta quinta (5), os novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural. Firmado por 40 integrantes, o mandato do CEPC tem duração de dois anos.