Crescendo na adversidade

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de outubro de 2023 às 00h00min
Foto: Miva Filho

Coluna da segunda

Caminhando para completar o seu 10° mês à frente do Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) vem aos poucos tirando do papel compromissos firmados durante a campanha e executado obras emergenciais, como a reforma do Hospital da Restauração.

Embora o primeiro ano de governo seja para “arrumar a casa” e planejar as ações dos anos seguintes, Raquel tem dado resposta aos problemas. O programa Ouvir para Mudar, além de contribuir com essa função, serviu para aproximar a gestora da população.

A tucana vem contando com o apoio da Assembleia Legislativa na aprovação dos projetos, mas principalmente com o Governo Federal, que tem enviado um grande volume de recursos e agilizado operações de crédito que possibilitarão novos avanços.

Enquanto parte da oposição ainda não se conformou com o resultado das urnas no ano passado e já mergulhou em 2026, Raquel tem concentrado esforços para fazer uma gestão sintonizada em resolver as demandas existentes. Auxiliares acreditam que a “virada de chave” foi dada.

Notas

Agenda de pré-candidata – Secretária em Olinda, Andréa de Paula, que também coordena o PSD Mulher em Pernambuco, deve disputar uma vaga na Câmara do Recife no próximo ano. Ela é filha do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que iniciou sua trajetória de cargos eletivos na Casa de José Mariano. Deinha, como é conhecida no meio político, já vem se movimentando com agendas em comunidades da capital pernambucana.

Nome colocado – O presidente do PT Toritama, Allesson Chagas, aproveitou a plenária municipal da legenda, neste domingo (8), com as participações da senadora Teresa Leitão e da deputada Rosa Amorim, para colocar seu nome à disposição do partido em 2024, seja para candidato a prefeito, vice ou até mesmo vereador. O anúncio arrancou aplausos até do ex-gestor da Capital do Jeans, Flávio Lima, presente no encontro.

Sessão da tarde – O ex-deputado José Queiroz (PDT) reuniu, no último sábado (8), em seu escritório político, aliados que fizeram parte da sua gestão, quando administrou Caruaru, além de filiados ao PDT, para a exibição de um documentário sobre Getúlio Vargas. Essa foi uma oportunidade de encontrar parceiros de outras eleições, já que alguns estão contribuindo com a gestão do atual prefeito do município.

Curtas

Saída – O ex-vereador Gilberto de Dora, que é uma aposta do PT Caruaru para 2024, já comunicou ao senador Humberto Costa (PT) que vai migrar para um partido da base do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB).

Fragilidade – Sem Gilberto e, provavelmente, sem Jorge Quintino (SD), que é cotado para se filiar ao PT, a federação terá apenas Perpétua Dantas (PV) com mandato, correndo o risco de o PT repetir o desempenho de 2020.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO