Coluna da segunda: puxando a fila da debandada

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de outubro de 2023 às 00h00min
Foto: Giovanni Costa

A confirmação da saída do prefeito Rodrigo Pinheiro do PSDB, trazida pelo Blog Cenário em primeira mão na última sexta (20), dá início a um processo de encolhimento do partido em Pernambuco. O gestor caruaruense será o primeiro a puxar a fila da debandada e o anúncio da filiação a uma nova sigla poderá acontecer nesta semana, quando o ainda tucano cumpre uma série de compromissos em Brasília. 

No radar estão três partidos: PSD, PV e Republicanos. Entretanto, fontes ligadas a Silvio Costa Filho afirmam que ainda não há nada encaminhado sobre o ingresso de Rodrigo na legenda. E, embora ele tenha uma excelente relação com Clodoaldo Magalhães (PV), e com Humberto Costa (PT), uma entrada na federação seria bastante complexa. Uma boa opção seria a legenda comandada por André de Paula (PSD), que se prepara para anunciar novos gestores ao quadro de filiados.

Outros nomes também devem deixar o ninho tucano em breve. A governadora Raquel Lyra é presidente do PSDB a nível estadual e a vigência da comissão provisória encerra no dia 29 deste mês. Seu caminho ainda não foi revelado, mas é muito possível que seja o PSD. Com essas movimentações em curso, o PSDB perde bastante força a nível nacional, considerando que Pernambuco vem sendo um dos poucos lugares de protagonismo no país.

Notas

Efeito reverso – Esperava-se que o PSDB em Pernambuco trilhasse um caminho de crescimento para as eleições municipais, mas a possibilidade do deputado Aécio Neves assumir o comando do partido a nível nacional tem distanciado a governadora Raquel Lyra da legenda. O parlamentar mineiro sempre foi muito crítico das gestões petistas e como é de conhecimento de todos, o Governo Federal anda bastante sintonizado com a gestora. 

Nada certo – Um dia depois de o PT indicar apoio ao prefeito João Campos (PSB), durante a plenária municipal da legenda, o senador Humberto Costa, que é coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral, afirmou “que ainda não há nada definido” com relação a 2024. O partido quer ser protagonista no próximo pleito e a discussão sobre um encaminhamento ainda vai render bastante.

Comparecimento – A prefeita de Camaragibe, Doutura Nadegi (Republicanos), é presença garantida em boa parte das agendas públicas lideradas pela governadora Raquel Lyra (PSDB), seja na sede do Executivo estadual ou em outros espaços. Gestora de uma das principais cidades da Região Metropolitana do Recife, Nadegi é uma forte defensora do municipalismo e vem ganhando pontos com o Palácio do Campo das Princesas.

Curtas

Contradição – Embora ocupe um ministério no governo Lula, o PDT vai marchar em Jaboatão dos Guararapes com Mano Medeiros (PL), um dos representantes do bolsonarismo na cidade. 

Engavetado – O diretório do PT Caruaru arquivou, ontem (22), o pedido de expulsão contra o presidente municipal da legenda, Leo Bulhões. A decisão foi por unanimidade.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO