A relação de altos e baixos vivida entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o PT Pernambuco nesses 10 meses tem sido um capítulo à parte na política estadual. Embora a bancada petista na Alepe tenha declarado oposição, alguns dos parlamentares têm caminhado com a tucana em votações polêmicas e batido o ponto em eventos no Palácio.
Determinados elementos têm distanciado Raquel dos dirigentes e parlamentares do PT-PE, entretanto, no plano nacional a chefe do Executivo estadual caiu nas graças do presidente Lula, principal nome da legenda. A maior prova é o grande volume de recursos e ações direcionadas pela União.
Após algumas tentativas de aproximação com Lyra, quando chegaram a se reunir para tratar de assuntos pontuais, a senadora Teresa Leitão (PT) intensificou as cobranças e passou a apontar possíveis falhas enxergadas por ela. Em entrevista à Rádio Folha, ontem (23), a parlamentar externou sua opinião.
Teresa disse que a pauta imposta pelo governo estadual e a dificuldade “imensa” de diálogo são os elementos que separam essas duas forças antagônicas. Já as ações do Governo Federal no estado têm unido, segundo ela. 2024 se aproxima e será uma disputa interessante de ser observada entre esses dois campos, já que refletirá diretamente em 2026.
Notas
Concorrida – Após as investidas do PSD para ter a governadora Raquel Lyra (PSDB) entre os seus quadros, a coluna recebeu a informação de quem também iniciou uma movimentação no mesmo sentido foi o PDT, por meio do ministro Carlos Lupi. Mesmo que seja no campo da especulação, a possibilidade já tem mexido com o imaginário de quem acompanha os bastidores. Diversos cenários já estão sendo projetados. Na política tudo é possível.
Agenda cheia – Depois de cumprir um longo dia de compromissos na Capital Federal, nesta terça (24), com ministros e com o presidente Lula, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem uma nova reunião com a bancada federal de Pernambuco, amanhã (25). De acordo com um deputado consultado pela coluna, os parlamentares não pretendem apresentar demandas, mas ouvir as reivindicações da tucana.
Formação de chapa – Expert em montar chapas para o Legislativo, o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, filiou, a conselheira tutelar, Nilma Pereira, ao partido. Ela foi a mais votada de Pernambuco e a terceira do Brasil para exercer a função junto às crianças e adolescentes, e planeja expandir sua atuação para outras áreas, disputando uma vaga na Câmara do Recife no próximo ano.
Curtas
Bancada – Anderson Ferreira trabalha forte para ampliar o número de vereadores do PL no Recife. A sigla enxerga a possibilidade de eleger seis ou sete parlamentares.
Defesa – Hoje será a primeira sessão na Câmara de Caruaru, após a realização da Operação Secundus na última sexta (20). A expectativa é para o tom que será adotado pelos vereadores.