Dois dias depois de o senador Humberto Costa, que é coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, afirmar que não há nada definido em relação à eleição do Recife, o presidente do partido na cidade, Cirilo Mota, referendou por meio de nota a aliança política com o PSB para 2024.
No encontro desta terça (24), o PT também definiu que Cirilo será o coordenador do GTE no Recife, dando mais legitimidade à construção da aliança. Já o vereador Osmar Ricardo vai conduzir a montagem da chapa proporcional. Atualmente, a sigla possui três representantes da Casa de José Mariano.
Com legitimidade, o PT trabalha para ser protagonista no próximo ano e um dos caminhos é garantir a vice de João Campos (PSB). Entretanto, com o apoio dos petistas já encaminhado para o seu projeto de reeleição, o socialista não tem pressa no que diz respeito à formação da chapa majoritária.
Embora Humberto tenha uma forte influência junto à cúpula nacional do PT, dificilmente uma briga seria comprada para mudar a decisão já anunciada pelos filiados do Recife. Subir em outro palanque que não seja o de João Campos, parece não fazer parte dos planos de Lula, que não tem medido esforços para ajudar a gestão municipal com recursos.
Notas
Permanência – Mesmo com o ministro Carlos Lupi querendo o deputado Túlio Gadêlha (Rede) de volta ao PDT, esse entendimento não deve prosperar. Além de um possível processo de infidelidade partidária, que poderia resultar na perda do mandato, o movimento não seria correto com a direção do seu atual partido, que deu todo suporte ao parlamentar em 2022. Gadêlha também tem atuado para estruturar a legenda nos municípios pernambucanos.
Demandas – Marcada para acontecer hoje (25), a segunda reunião do ano entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a bancada pernambucana no Congresso Nacional servirá para que a tucana apresente uma série de reivindicações aos parlamentares, como a Ferrovia Transnordestina, a Adutora do Agreste e restauração de estradas. Ainda ontem (24), a tucana anunciou a liberação de 8 km da duplicação da BR-104, que estava com obras paradas há anos.
Telefone sem fio – Não é de hoje que o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB), e o presidente do União Brasil de Caruaru, Manoel Santos, não falam a mesma língua. Os dois são alinhados ao deputado Luciano Bivar e dificilmente uma mudança no diretório de Caruaru irá ocorrer. Além do alinhamento de Manoel com Bivar e o presidente estadual, Marcos Amaral, a vigência do diretório vai até 2027, e uma intervenção judicial local estaria descartada.
Curtas
Aviação – O deputado Edson Vieira (UB) celebrou o anúncio feito pelo ministro Silvio Costa Filho de requalificação do aeroporto de Caruaru. O investimento facilitará o escoamento da produção do Polo de Confecções.
Aflição – Na tribuna da Alepe, o deputado Kaio Maniçoba (PP) demonstrou preocupação com a possível paralisação da Operação Carro-Pipa, podendo comprometer o abastecimento de municípios do Sertão.
Comando – Aliada da governadora Raquel Lyra (PSDB), a empresária Pollyana Abreu assumiu a presidência do PSDB em Sertânia. Ela é pré-candidata a prefeita.