O passo a passo da construção dos palanques para o próximo pleito em Caruaru merece uma reflexão. Na ansiedade de se consolidar junto aos eleitores da cidade, os grupos têm queimado a largada e buscado faturar o jogo que está apenas iniciando agora, em meio a uma maratona que só acaba em outubro de 2024.
É natural que o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) se apresente como o nome mais competitivo e esteja em melhores condições, não só pelas boas costuras que tem feito nas últimas semanas, como também por estar conduzindo a máquina. No entanto, é importante ressaltar que nada está definido.
Muitas movimentações que podem embaralhar a eleição na Capital do Forró têm sido feitas de forma silenciosa em Brasília. Um outro fator é que acordos firmados agora também podem ser desfeitos com eventuais mudanças na conjuntura, o que exige bastante cautela no percurso que será traçado.
Pelo menos sete nomes já se apresentaram como pré-candidatos à Prefeitura de Caruaru, mas existe uma tendência grande desse processo afunilar diante das costuras. É importante ter equilíbrio emocional e enxergar bem essa corrida, que não é de 100 metros, para não meter os pés pelas mãos até a etapa final.
Notas
Liberdade – Preso no Cotel, em Abreu e Lima, desde o dia 5 de setembro, o prefeito de Água Preta, Nóe Magalhães (PSB), deve deixar o presídio ainda hoje (26). O habeas corpus ao gestor foi concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e disponibilizado no portal de consulta do Processo Judicial Eletrônico, ontem (25), no início da noite. Seu retorno à cidade deve mexer bastante com o cenário para 2024.
Atuante – Não é por acaso que o deputado Eduardo da Fonte (PP) está exercendo o seu 5º mandato na Câmara Federal, sendo um dos decanos da bancada pernambucana. Quem acompanha as redes sociais do parlamentar, percebe o intenso ritmo de agendas, seja em Brasília, onde possui livre trânsito em diversos órgãos como no seu estado de origem, onde vem preparando o Progressistas para 2024.
Mudança – Desde 2017 atuando ao lado de Anderson Ferreira (PL) e Mano Medeiros (PL), o jornalista Ricardo Barreto seguirá à frente da comunicação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes até esta sexta (27). A exoneração foi a pedido do próprio profissional, que vai passar a integrar um novo projeto. Margarette Andréa, que já atua no governo, será a sucessora.
Curtas
Orçamento – O prefeito João Campos (PSB) convidou a bancada federal de Pernambuco para uma reunião na próxima sexta (27). A ideia é apresentar projetos para o Recife.
Limitação – O habeas corpus concedido ao prefeito Noé Magalhães (PSB) impõe algumas restrições ao político, uma delas é a de voltar ao comando do Executivo.