Coluna da quarta: clima de união

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
1 de novembro de 2023 às 00h00min
Foto: Hesiodo Góes

Com um discurso de defesa da união entre Legislativo e Executivo em prol de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se reuniu, nesta terça (31), com deputados estaduais de todos os espectros políticos para apresentar os projetos prioritários da gestão para os próximos anos e as ações que já estão sendo implementadas pelo governo nas mais diversas áreas.

O encontro, que contou com a presença de 37 dos 49 parlamentares da Alepe, explicitou o desejo da governadora de aparar qualquer aresta que ainda exista entre os poderes estaduais, sobretudo para que Pernambuco seja capaz de superar os desafios sociais e econômicos que o assolam. Por isso, o momento também foi de escuta, visto que os deputados presentes também apresentaram as próprias demandas para a gestora e tiraram dúvidas a respeito do que foi apresentado por ela.

Na ocasião, a tucana reforçou que a sua gestão conseguiu economizar cerca de R$ 420 milhões em despesas de custeio não obrigatórias apenas no primeiro semestre, disse que está determinada em erradicar a fome no estado, comentou sobre o empenho em concluir obras como o Arco Metropolitano e a ferrovia Transnordestina e apoiou um debate aprofundado sobre a proposta de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, por exemplo. Raquel mostrou o que quer fazer, porquê quer fazer e como vai fazer.

Com esse gesto, a governadora demonstrou abertura para o diálogo, transparência e grandeza política, características muitíssimo valiosas dentro da política, mas nem sempre fáceis de encontrar. Que o movimento se mostre a pedra fundamental de uma parceria fina entre o governo e a Alepe, que pode trazer frutos preciosos para todos os pernambucanos.

Notas

Atuante – Após articular um mutirão para acelerar as perícias do INSS no Sertão do Araripe no último fim de semana, a deputada federal Maria Arraes (SD) trabalha agora para levar a iniciativa a outras regiões do estado. Com experiência em direito previdenciário, a parlamentar sabe que quem tem necessidade tem pressa. Por isso, o seu compromisso para garantir os direitos básicos da população.

Manifestação irresponsável – Repercutiu negativamente durante todo o dia de ontem (31) a infeliz declaração da vereadora de Arcoverde, Zirleide Monteiro (PTB). Ao longo da sessão realizada na Câmara de Caruaru, nesta terça, pelo menos oito dos 23 parlamentares subiram à tribuna para condenar a fala. O coro foi puxado pelo Professor Jorge Quintino (SD), que é porta-voz da luta pelo respeito a pessoas no espectro autista.

Janela de oportunidade – Após o vereador Anderson Correia disparar críticas à gestão Rodrigo Pinheiro na sessão de ontem (31), o vereador Fagner Fernandes (PDT) arrancou risos dos presentes ao convidar o presidente do PP Caruaru a apoiar José Queiroz (PDT) em 2024. A postura de Correia na Casa vem sendo interpretada como de oposição. 

Gesto – Ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), na celebração dos 50 anos da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru, o ex-governador João Lyra Neto (PSDB) disse ter certeza que o gestor irá cumprir com todos os compromissos que assumiu com a cidade. Apesar disso, o pai da governadora Raquel Lyra (PSDB) garantiu que só falará sobre a eleição de 2024 em janeiro.

Curtas

Aniversário – Ao lado de aliados, o deputado João Paulo (PT) celebrou ontem (31) a chegada dos seus 71 anos no Cais Rooftop Lounge. Antes, ele esteve presente no encontro promovido por Raquel Lyra (PSDB).

Paz – Ao que tudo indica, não está mais nos planos da família Coelho deixar o União Brasil. A saída de Miguel e do prefeito Simão Durando era dada como certa, mas a conjuntura vem acalmando os ânimos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO