Coluna da sexta: novo capítulo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
3 de novembro de 2023 às 00h00min
Foto: Jefferson Rudy

Um dos principais incentivadores da candidatura de Raquel Lyra ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto ingressou na legenda no mesmo dia que a tucana assumiu a presidência do PSDB. Desprestigiado no partido, o administrador se manteve distante dos holofotes e reapareceu há dois meses, informando sua saída.

Nos bastidores, uma possível ida para o Podemos já vinha sendo especulada, antes mesmo de Monteiro deixar o PSDB. Sua filiação está marcada para o próximo dia 13, no Recife, numa cerimônia que será conduzida pela presidente nacional da sigla, a deputada Renata Abreu.

Armando foi deputado federal por três mandatos, senador e ministro de Dilma Rousseff (PT), construindo nesse período uma trajetória de muito respeito e reconhecimento em Brasília. Ao logo da sua vida pública, Monteiro Neto também foi filiado a três partidos: PSDB, MDB e PTB. Neste último, exerceu grande parte dos cargos eletivos.

Após duas derrotas seguidas para o Executivo estadual, a última em 2018, Armando não disputou mais eleições. Ele desembarca no Podemos em um momento de reorganização da legenda e deve contribuir com sua experiência para o fortalecimento da sigla. Se tentará voltar ao Congresso Nacional no pleito de 2026, apenas o tempo irá dizer.

Notas

Pauta negativa – Considerada o Portal do Sertão, a cidade de Arcoverde, repercutiu, nacionalmente, de forma negativa, duas vezes este ano. O primeiro episódio foi a prisão do padre Airton. O líder religioso foi detido depois da acusação de ter cometido crimes sexuais. O caso mais recente foi o da vereadora Zirleide Monteiro, que disparou uma fala capacitista ao subir na tribuna da Câmara.

Reação imediata – Além de ser alvo de um procedimento aberto pela Câmara Municipal de Arcoverde para apurar sua conduta na sessão da última segunda (30), a vereadora Zirleide Monteiro foi expulsa do PTB. A informação foi confirmada pelo deputado mineiro Fred Costa, que é líder da legenda na Câmara Federal. 

Linha de frente – Os ministros pernambucanos, José Múcio (Defesa) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) estão à frente de ações integradas no combate ao crime organizado no país, por meio de um decreto de Garantia de Lei e da Ordem (GLO), nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos, além dos aeroportos do Galeão e Guarulhos.

Curtas 

Adversidade – Um dos primeiros desafios que o ex-deputado José Queiroz (PDT) vai precisar vencer é a dúvida no meio político sobre sua candidatura. A desconfiança pode enfraquecer o projeto para 2024.

Convidado – O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Pernambuco, Diogo Bezerra, será o entrevistado do Mesa Redonda, na Cultura FM, nesta sexta (3). Não percam!

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO