Alepe elege Mesa Diretora para 2025-2026; não houve unanimidade nos principais cargos

Notícias
Publicado por Karol Matos
14 de novembro de 2023 às 13h30min
Foto: Ivaldo Reges

A Assembleia Legislativa de Pernambuco acaba de eleger a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. Dos 49 parlamentares, 46 participaram, com exceção de Lula Cabral (SD), que faltou, e Rodrigo Farias (PSB) e Simone Santana (PSB), que estão licenciados. Houve consenso com candidato único na maioria dos cargos, com exceção da segunda vice-presidência, que contou com uma disputa entre Diogo Moraes (PSB) e Fabrízio Ferraz (SD).

Como já era de se esperar, o presidente Álvaro Porto (PSDB) e o 1º secretário, Gustavo Gouveia (SD), foram reconduzidos aos cargos. É importante destacar que no pleito para o biênio que está em vigor eles foram eleitos por unanimidade, com 49 votos. Desta vez foram registrados 5 votos brancos e 1 nulo para cada um dos dois.

A única unanimidade foi o Coronel Alberto Feitosa (PL), que recebeu 46 votos para ocupar a 4ª Secretaria. A disputa pela 2ª Vice-presidência acabou indo para segundo turno, já que houve 1 voto nulo; 24 para Diogo e 21 para Fabrízio. Na segunda etapa, uma reviravolta. Antonio Moraes (PP), que foi embora, Fabrízio conseguiu virar e foi eleito com 25 votos contra 19 de Diogo Moraes. Houve também 1 nulo.

Outro ponto importante é que a única representação feminina que há neste biênio, com Socorro Pimentel (UB) ocupando a 1ª Secretaria, será perdida a partir de 2025, porque nenhuma mulher se inscreveu para a disputa.

Em pronunciamento, pouco antes do início da votação, Álvaro registrou que a antecipação do pleito não se tratava de uma disputa entre poderes ou situação e oposição, reforçando a união que existe entre os parlamentares.

“Até hoje, em todos os projetos enviados pelo Governo do Estado, o que foi bom para Pernambuco, o que foi bom para o povo de Pernambuco, foi aprovado nessa Casa”, disse. “Hoje nós temos uma casa unida, uma Casa de trabalho em conjunto. É claro, se tem as discussões, se tem as divergências, mas no final, chega ao consenso. É o fortalecimento do legislativo aqui em Pernambuco”, completou.

Confira a composição para o biênio 2025-2026:

CargoParlamentar
PresidênciaÁlvaro Porto (PSDB)
1ª Vice-presidênciaFrancismar Pontes (PSB)
2ª Vice-presidênciaFrabrízio Ferraz (SD)
1ª SecretariaGustavo Gouveia (SD)
2ª SecretariaClaudiano Martins (PP)
3ª SecretariaRomero Sales Filho (UB)
4ª SecretariaAlberto Feitosa (PL)
1ª SuplênciaDoriel Barros (PT)
2ª SuplênciaHenrique Queiroz Filho (PP)
3ª SuplênciaPastor Cleiton Collins (PP)
4ª SuplênciaJoel da Harpa (PL)
5ª SuplênciaWillian Brigido (Republicanos)
6ª SuplênciaJoaozinho Tenório (PRD)
7ª SuplênciaRomero Albuquerque (UB)

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO